Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Ópera de Mozart abre temporada 2023 do Teatro Municipal de São Paulo

Batizada de "Entusiasmo", a programação terá também apresentações da série "Fora da Caixa", além de uma agenda de concertos sinfônicos

03 de Janeiro de 2023 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Montagem da ópera
Montagem da ópera "Così fan Tutte" feita nos EUA em 2013 (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Teatro Municipal de São Paulo vai receber seis óperas em sua temporada lírica de 2023. A programação, batizada de “Entusiasmo”, terá também apresentações da série “Fora da Caixa”, além de uma agenda de concertos sinfônicos. O tema “Entusiasmo” evoca o conceito grego de Enthousiasmós, força ao mesmo tempo vital e avassaladora que fazia rituais consagrados a Dionísio, o deus do vinho e do teatro.

Estreia com Mozart

A temporada lírica começa com “Così fan Tutte”, de Mozart, em março, com direção de Julianna Santos. Em maio, “O Guarani”, de Carlos Gomes, terá direção dos irmãos colombianos Heidi e Rolf Abderhalden. “La Fanciulla del West”, de Puccini, é a atração de julho, dirigida por Carla Camurati.

Em setembro, o Municipal estreia a ópera “Isolda e Tristão”, encomendada a Clarice Assad. A temporada lírica se encerra em novembro, com “O Navio Fantasma”, de Wagner, com direção de Caetano Vilela. Todas as produções terão a direção musical do maestro Roberto Minczuk, que também rege a Orquestra Sinfônica Municipal.

Na série “Fora da Caixa”, com espetáculo fora do palco do Municipal, serão apresentadas “Primavera”, de Maurício de Bonis; “A Noiva do Mar”, de Lycia de Biase Bidart, com direção de Jaoa de Mello; e “Blue Monday”, de Gershwin, e “De Hoje para Amanhã”, de Schoenberg (direção de Alvise Camozzi).

Já a série de concertos sinfônicos com a Orquestra Sinfônica Municipal vai ter obras importantes, como “A Paixão Segundo São João”, de Arvo Pärt; “Sinfonia n.º 6”, de Mahler; “Sinfonia Alpina”, de Strauss; “Who Cares If She Cries”, de Jocy de Oliveira; e o “Réquiem” de Verdi.
Assinaturas serão vendidas até o dia 28 para séries específicas, que contemplam óperas, concertos e demais programações dos corpos estáveis. Mais informações no site https://theatromunicipal.org.br/pt-br/assinaturas/. (Da Redação)