Cultura
Itália redescobre Clarice
Livros infantis da escritora fazem sucesso entre estudantes

Clarice Lispector foi uma escritora aclamada, autora de romances como “A Paixão Segundo G.H” e “Perto do Coração Selvagem” - e que acaba de ganhar uma reedição pela editora Rocco, que publica a obra da autora.
Clarice Lispector, que também escreveu contos e crônicas na imprensa, é autora de títulos infantis de sucesso, como “A Vida íntima de Laura”, que conta a história de uma galinha espoleta, ave de estimação de uma família. Esse lado popular da autora, bem como sua obra, agora é contemplado na Itália, com o lançamento do livro “Cercavo un’immensità. Vita di Clarice Lispector” (Em busca da imensidão: Vida de Clarice Lispector, em tradução livre) de autoria da tradutora e filósofa Lisa Ginzburg, neta de Natalia Ginzburg.
A obra faz parte de uma coleção criada para despertar a paixão por livros em pequenos leitores com idade entre 8 a 12 anos. A obra conta com ilustrações de Pia Valentinis, que já produziu gravuras para outro infantil de sucesso no país, como L’ultima fuga di Bach, sobre a vida do compositor alemão.
Ginzburg apresenta a biografia de Lispector e seu talento para dar voz “às partes mais íntimas e profundas das pessoas: o livro retrata uma autora sempre inquieta e intimamente estranha a todos os lugares”, diz a editora.
Toda a obra
Clarice Lispector, nascida Chaya Pinkhasivna Lispector (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 - Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977) foi uma escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia. Autora de romances, contos, e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século 20.
A obra de Claraice está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, reputando-se como uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. Quanto às suas identidades nacional e regional, declarava-se brasileira e pernambucana.
Suas principais obras marcam cada período de sua carreira. “Perto do Coração Selvagem” foi seu livro de estreia, publicado quando Clarice tinha 24 anos; “Laços de Família”, “A Paixão segundo G.H.”, “A Hora da Estrela” e “Um Sopro de Vida” são seus últimos livros publicados.
Faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário. Deixou dois filhos e uma vasta obra literária composta de romances, novelas, contos, crônicas, literatura infantil e entrevistas. (Estadão Conteúdo, com agências internacionais)