Cultura
Cantata no Mosteiro prossegue esta semana no Centro
Espetáculo fala sobre preservações com ritmos musicais variados

Música, espírito natalino e consciência ambiental em um único lugar. Essa é a proposta da Cantata de Natal realizada no Mosteiro de São Bento, no Centro de Sorocaba. Após dois anos sem apresentações por conta da pandemia de Covid-19, o espetáculo retorna este ano trazendo a importância da preservação dos biomas brasileiros, incluindo as matas e florestas, sem deixar a tradição natalina de lado.
Para retratar a temática escolhida, além das crianças e adolescentes que cantam e dançam durante todo o espetáculo, a história é conduzida pela Caipora, personagem que lembra a figura do folclore brasileiro, considerada a protetora dos animais e guardiã das florestas e que leva a mensagem de Natal com a preservação, tanto da cultura brasileira, quanto da proteção ao meio ambiente, das amizades e das tradições natalinas.
“O Natal tem um tema vasto e por isso saímos do que já é esperado para a época. Trouxemos uma celebração mais brasileira e assim pudemos apresentar mais uma opção de entretenimento para Sorocaba e região com cultura e arte”, explica o diretor de produção, Fábio Ferraz.
Com a Caipora intermediando as explicações sobre povos indígenas e características das matas brasileiras, como a Amazônia, cerca de 30 crianças e adolescentes também dançam e cantam dentro de um repertório variado com canções indígenas, samba, rock, forró, marchinha carnavalesca, rap e claro, algumas músicas tradicionais natalinas como “Então é Natal”.
A ideia de caminhar entre os assuntos foi aprovada pela arquiteta Marina Forner, que foi ao local prestigiar a amiga Tella Tessila, intérprete da Caipora. “A gente tem uma comemoração muito americanizada, então falar dessa consciência de uma forma mais musical nessa época é muito interessante e o espetáculo em si está muito bonito. Estou adorando”, disse.
Se para os espectadores a emoção e a alegria permearam durante 1h30 de apresentação, para quem está participando não é diferente. Sophia Briques Nazaré Trente, de 13 anos, contou que o friozinho na barriga é comum, mesmo não sendo a primeira vez dela no palco. “Tudo isso é de alegria por estar mais uma vez nessa apresentação que eu amo tanto”, disse Sophia.
Os ensaios proporcionaram aprendizados para a vida que ficarão na memória da estudante Eliza Profeta Silva, de 10 anos. “Aprendi sobre técnica de voz, que cada música tem seu próprio grave, a dança e expressões corporais. Tudo está muito lindo”, contou.
Ainda dá tempo de conferir
As apresentações vão até dia 22 de dezembro, todos os dias às 20h30, exceto hoje e amanhã (18 e 19), em frente ao Mosteiro de São Bento (Largo de São Bento, 62 - Centro). Não é necessário pagar nada e há cadeiras para todos que desejem acompanhar a cantata. (Thaís Marcolino)