Cultura
Semana termina com opções teatrais grátis
Hoje (16) a opção é para crianças; grupo promove "maratona" de peças amanhã

O Teatro Escola Mario Persico, localizado na rua da Penha, 823, no Centro de Sorocaba, realiza amanhã (17), das 14h às 22h, a primeira “Maratona de Teatro Temp”, com cinco espetáculos encenados num mesmo dia, um após o outro. As apresentações são gratuitas, com recomendação etária de 14 anos, com exceção de “Minha vida com o Jaime”, que é livre para todos os públicos.
A proposta é oferecer arte já que o espaço cultural comemora, no próximo mês, dez anos de fundação. De acordo com o professor, diretor, ator e autor Mario Persico, para celebrar o marco, as pessoas poderão assistir gratuitamente as apresentações. “É muito emocionante saber que estamos completando uma década de existência”, diz.
As peças
Segundo Persico, “Minha Vida Com o Jaime” trata de um cachorro de estimação e a relação desse pet com uma família. O texto mostra valores como a amizade, lealdade e ética.
“Sob o azul do céu” conta a história de pai e filho, que não se dão muito bem, mas vão se reconciliar após a morte da mãe do menino.
O enredo do espetáculo “A mão esquerda e outras histórias” é uma coletânea de seis contos extraídos das crônicas “A Vida Como Ela É”, do dramaturgo Nelson Rodrigues.
A peça “Senhora felicidade” conta a história de uma senhora que projeta o bem estar dos filhos. Mesmo sendo cardiopata e já com princípio de Alzheimer, Isabel luta para que seus três filhos sejam bem encaminhados na vida, que formem boas famílias e que sejam tão felizes quanto ela foi com o pai deles.
O enredo de “A visita” conta a história de cidadãos de Güllen, uma cidade arruinada. Eles esperam ansiosos a chegada da milionária que prometeu salvá-los da falência.
“A visita” será o primeiro espetáculo a ser exibido. A peça conta com a participação do Núcleo de Artes Cênicas da Fundação de Desenvolvimento Cultural (NAC-Fundec), com direção de Persico. A apresentação será realizada às 14h de sábado. Em seguida, às 15h30, quem estiver no teatro poderá assistir a “Minha vida com o Jaime”, e assim sucessivamente.
Infantil: “Expedição Pacífico”
E hoje (16), o palco do Teatro Armando Pannunzio, do Sesi de Sorocaba, recebe, em duas sessões, às 10 e às 15h, o espetáculo teatral infantil “Expedição Pacífico”. A entrada é gratuita.
A peça foi criada e produzida pela Cia Trucks, um dos principais grupos do País para esse tipo de teatro. O texto nasceu a partir da necessidade de discutir as questões como meio ambiente, lixo e reciclagem. No enredo, os personagens conduzem uma carroça repleta de descartes. Os dois carroceiros são simples, seres humanos marginalizado pela sociedade, e tal como o lixo, navegam pelo mundo chegando até o oceano. A partir desse ponto a proposta é encontrar soluções para deixar tudo limpo.
A Truks tem como roteiristas Gabriel Sitchin, Rogério Uchoas e Henrique Sitchin, que também dirige o espetáculo. No elenco, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. A peça tem 55 minutos de duração e a classificação indicativa é livre. A entrada é grátis, mas os ingressos devem ser reservados no site “Meu Sesi”, com a cesso em https://sorocaba.sesisp.org.br/.
O Sesi de Sorocaba fica na esquina das ruas Duque de Caxias, com Gustavo Teixeira, bairro Mangal. Outras informações, telefones (15) 3388-0420 e 3388-0419. (Inaiê Mendonça - programa de estágio)