Cultura
Sesi recebe ‘Cantigas de amor’
Peça é encenada com bonecos, teatro de sombras e música ao vivo

Hoje (10), às 10h, o placo do Sesi Sorocaba recebe a peça “Cantigas de Amor para um Coração Pequeno”, que conta a história de dois amigos: Tonho Viola e Maria Rosa. Eles se conhecem desde pequenos, e com o tempo, passam a se gostar. Assim, para contar seus segredos de amor, se comunicam por cartas. Encenado com bonecos, teatro de sombras e música ao vivo, o espetáculo narra com simplicidade e poesia essa história que fala de amizade e saudade.
Com pesquisas sobre a obra do folclorista Cornélio Pires, e dos historiadores Aluísio de Almeida e Antonio Cândido, o espetáculo segue um roteiro dramatúrgico embalado por trilha. A música é a caipira, o fandango, as toadas e as cantigas de roda. Essas composições levam o público a se reconhecer na sua própria história e a valorizar a cultura popular, propõe os idealizadores do espetáculo.
No palco, os artistas sorocabanos Elaine Buzato (dramaturgia, boneco e flauta transversal) e Valter Silva (composição, violão e viola caipira). A duração é de 60 minutos e a classificação indicativa é para todas as idades.
Oficina gratuita de fantoches
A peça “Cantigas de Amor para um Coração Pequeno” tem manipulação de bonecos. Uma dessas técnicas é a do fantoche, atividade que será oferecida semana que vem no dia 16 de dezembro, das 9h às 12h, e à tarde, das 13h às 16h.
A oficina é gratuita, com fantoches em feltro, e as dicas serão passadas pela artesã e professora de costura criativa Regina Yoshie Utima. Com o intuito de resgatar a memória afetiva, ao final da confecção dos bonecos, será feita uma apresentação de teatro de fantoches, com interação do público participante da oficina.
A aula, para todos os públicos a partir dos 10 anos de idade, será na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, que fica na rua da Penha, 673, no Centro.
A Secretaria de Cultura informa que as vagas são limitadas, por isso é necessário se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723. (Da Redação)