Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Biblioteca Municipal está com duas mostras

Um é de telas pintadas a óleo; outra, esculturas montadas com objetos

07 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Obra do artista visual MoiseSSurdo: montagens feitas vários elementos
Obra do artista visual MoiseSSurdo: montagens feitas vários elementos (Crédito: DIVULGAÇÃO/SECOM)

O público poderá conferir, até o dia 22 de dezembro, a exposição coletiva de quadros da artista plástica Silvaney Vasconcelos e de seus alunos, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. A mostra tem dezenas de quadros da artista e alunos.

Formada em Educação Artística pela Universidade Nossa Senhora do Patrocínio, de Itu, com curso de extensão universitária em Desenho de Observação e Pintura em Tela a Óleo, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Silvaney Vasconcelos define a si mesma como uma artista impressionista romântica. Ela já participou de workshops na área em várias cidades da Europa, como em Giverny, na França; Zurique, na Suíça; em Milão e Veneza, na Itália; e em Londres, na Inglaterra. Desde 1998, ensina a arte e domina as técnicas e os estilos.

Os alunos participantes com quadros na mostra são: Lucas Gabriel Fernandes, Melissa Watanabe, Ana Beatriz Gazonatao, Jean Victor da Silva, Leda Andrade, Maria Eduarda Camargo, Giovanna Zaponi, Ana Luísa Fogaça, Jorge Soares Eid, Leonardo Imperial, Heloísa Imperial, Amanda Chiara Verussa, Natalia Jaegger, Gabriela Jaegger, Sophia Chaves, Breno Oliveira, Gilzania Lima, Andreia Vanzeli, Jean Victor, Ketelen Abreu, Davi de Lima, Maria Beatriz Pontes, Livia Santos, Luiza Midori, Sofia Almeida, Clara Pinheiro, Vinicius Machado, Julia Machado, João Marcos Santos, Sofia Gallo, Rebeca Matos, Pedro Elias, Maria Luiza Rangel, Jeniffer Cordeiro, Sofia Oliveira, Helena Maria Giovanetti e Isabela Lopes Vieira.

Pessoa com deficiência

Outra mostra na Biblioteca Municipal, até o dia 29 de dezembro, é relativa ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (comemorado em 3 de dezembro): exposição do artista visual MoiseSSurdo, nome artístico de Moisés Camargo, que possui deficiência auditiva.

Moisés Camargo nasceu surdo, na cidade de Rancharia, e reside em Sorocaba desde 1994. Autodidata, a arte foi o seu primeiro modo de comunicação. Começou a produzir suas obras na Associação Amor Inclusivo (AAI).

O público pode conferir inúmeras obras, como, por exemplo, “Sugado pelo computador”, produzida pelo artista para retratar o tempo excessivo de utilização da internet por crianças e jovens; e “Costureira Reciclando”, que aborda a importância de promover a reciclagem para a preservação do meio ambiente.

A entrada de ambas é gratuita. A Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Outras informações, telefone: (15) 99740-6171. (Da Redação)