Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tatuí

Conservatório resgata primeira ópera brasileira escrita em Português

Instituição apresenta "A Noite de São João" nestas terça (6) e quarta (7), a partir das 20h30

06 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cartaz da ópera, escrita no século XIX por compositor ituano
Cartaz da ópera, escrita no século XIX por compositor ituano (Crédito: REPRODUÇÃO)

O Conservatório de Tatuí apresenta, em seu teatro, o “Procópio Ferreira”, a ópera “A Noite de São João”, nestas terça (6) e quarta (7), às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é gratuita. A peça é do compositor ituano Elias Álvares Lobo, com libreto do escritor José de Alencar, e foi a primeira ópera brasileira escrita em língua portuguesa por um brasileiro. Reconstituída, será apresentada na região.

Essa “reestreia” vai conta com a Orquestra Sinfônica, o Coro do Conservatório de Tatuí e os solistas Flavia Albano, Cecília Massa, Luciano Botelho e Isaque Oliveira. Também participam grupos de violão, viola caipira e artes cênicas do Conservatório. A direção cênica e ártística é de Rosana Orsini Brescia, e a direção de coro de Marcos Baldini. A direção musical e a regência é do maestro Emmanuele Baldini.

Escrita por volta de 1857, a obra foi executada pela primeira vez em 1860, na presença dos imperadores do Brasil. Mas a partitura orquestrada se perdeu, restando apenas um manuscrito de acompanhamento para piano. Este valioso documento foi cedido por Luis Roberto de Francisco, diretor do Museu da Música de Itu, ao maestro Emmanuele Baldini, regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Ali nascia o projeto de reapresentar a ópera. O manuscrito foi entregue ao arranjador Mateus Araújo, que fez a reconstituição e orquestração da obra, numa parceria do Conservatório de Tatuí com a Universidade federal do Rio de Janeiro e a Funarte.

Temática romântica

O enredo da ópera se passa no Rio de Janeiro de 1945. É noite de São João, noite de festa, e as moças e os rapazes solteiros da época esperam encontrar um grande amor. As personagens Inês, Carlos, Joana e uma velha cigana pobre participam da trama romântica.

Para o diretor musical, regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Emmanuele Baldini, essa obra tem uma importância ímpar para a música brasileira e para a cidade. “Esta peça traz diversos elementos da cultura tradicional brasileira em sua temática, musicalidade e instrumentação, todos esses tão presentes e vivos no interior”, explica o maestro.

O Conservatório e ingressos

O Conservatório de Tatuí é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina. Está localizado na rua São Bento, 415, no Centro de Tatuí.

Mesmo com a entrada gratuita, é preciso reservar ingressos, que podem ser adquiridos pelo site conservatorio-de-tatui.byinti.com/#/ticket/ ou na bilheteria do teatro, aberta das 13h às 16h e das 17h às 20h. (Da Redação)