Saúde na arte
Obra de artista plástico é doada e instalada no Jardim Botânico
"Bandeira da Retomada", de Didu Losso, está no Palacete de Cristal 'Irmãos Villas-Bôas'
Uma obra do artista plástico brasileiro Didu Losso, foi instalada esta semana no Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. A criação se chama “Bandeira da Retomada”, e já ficou exposta durante dez dias na avenida Paulista, em São Paulo, em 2021.
A temática da obra, que originalmente foi encomendada por uma grande fabricante de medicamentos, é a saúde, e tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a Covid-19 e da utilização de máscara protetora.
Para produzir a obra, Didu Losso utilizou diferentes técnicas, como pintura, escultura, bordado, colagem, entre outras, além de mais de 500 máscaras protetoras, higienizadas e pintadas individualmente à mão em diferentes cores, e outros materiais. “Essa obra simboliza a bandeira do amor e da conscientização. A ideia foi trazer formas geométricas para representar essa bandeira e a flor da cerejeira, que simboliza a renovação”, contou o artista.
Na quarta-feira (30), o local foi visitado por autoridades municipais, como o prefeito em exercício, vereador Luís Santos; o secretário municipal de Cultura, Luiz Antonio Zamuner; o curador da Galeria Documenta, de São Paulo, Sergio Skaf, além do autor da obra e outros especialistas da área artística.
“Estamos muito felizes em receber essa obra de arte no Jardim Botânico de Sorocaba. Uma novidade é que, no início do ano que vem, receberemos uma exposição do Didu Losso na cidade, desta vez, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs)”, disse o secretário de Cultura.
Palacete de Cristal
Principal edifício do Jardim Botânico, o Palacete de Cristal recebe neste momento serviços de revitalização, com a manutenção das calhas. Em seguida, também será feita a reforma do mezanino e outras melhorias importantes.
O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3235-1130. (Da Redação)