Arte & Lazer
'Os Manducas em prosa e verso´ cantam 'causos' neste sábado (19)
Apresentação será no Estação Cultural Paula Souza, que além de se preocupar com a preservação ferroviária, quer se transformar em equipamento cultural
Um novo equipamento cultural para apresentações artísticas de todos os segmentos será inaugurado neste sábado (19) em Sorocaba: a “Estação Cultural Paula Souza”, fruto de uma parceria entre o Grupo Manto Companhia de Teatro e a Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, com apoio do Proac Expresso Direto nº 40/2021 -- Fomento Direto a Espaços Culturais e Criativos do Governo do Estado de São Paulo.
Montado em uma ala da antiga Estação Paula Souza, na região central, o centro cultural conta com uma sala de espetáculos com capacidade para até 40 pessoas, um carro de passageiros adaptado para o uso de recepção da plateia e uma área externa para apresentações e exposições ao ar livre.
Os idealizadores entendem que a cidade, apesar de centro de região metropolitana e destaque na produção de riquezas no Estado, ainda carece de equipamentos culturais. Assim, essa ação visa ajudar a preencher essa lacuna e oferecer à população mais uma opção de lazer, conhecimento e, principalmente, comunhão com o patrimônio histórico construído pela classe trabalhadora local.
“Tanto o Grupo Manto como a Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária dividem a missão de fruição e ressignificação da nossa história, convidando a sociedade a usufruir, novamente, do que ela mesmo construiu ao longo de gerações. Sendo assim, a Estação Cultural Paula Souza -- a casa da arte da classe trabalhadora -- é, antes de tudo, mais uma luta de agentes locais pelo direito à cidade, numa ação efetiva de propor usos sociais ao patrimônio e de valorização da arte da classe trabalhadora e para a classe trabalhadora”, comenta o produtor cultural Luciano Leite.
Grupo Manto
O Grupo Manto Companhia de Teatro foi criado em 2002, por jovens artistas do antigo Espaço Cultural dos Metalúrgicos e que desejaram homenagear o seu antigo diretor artístico, Carlos Roberto Mantovani. Desde então foram dezenas de espetáculos montados e diversos espaços culturais inaugurados na cidade, em locais como os jardins da Biblioteca Municipal Infantil e do Mosteiro de São Bento, além das oficinas da Estrada de Ferro Sorocabana. Já a Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária foi idealizada em 2014 com o objetivo de resgatar a ligação identitária da população sorocabana com o trem e todo o universo de progresso de uma época, além de preservar elementos materiais significativos da evolução tecnológica da ferrovia.
Os Manducas
A atração de abertura será “Os Manducas em prosa e verso”, às 19h. Formado por Zé Bocca na contação de causos, Marcos Boi na rabeca, violão e cantação e Maurício Toco na viola, o trio canta modas de Nho Juca, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Carreirinho, Alvarenga e Ranchinho, Raul Torres e Florêncio, assim como conta vários causos, de Cornélio Pires ao próprio Zé Bocca. O Dito Cueca, o violeiro que foi tocar no inferno, a morte do Ferreirinha e os arrasta-pés de Tonico e Tinoco se mesclam no espetáculo, dando um tom de festa para a apresentação.
Serviço
Estação Cultural Paula Souza
Abertura: Dia 19/11/2022, às 19h
Atração especial: Causos de Modas de Viola, com “Os Manducas em prosa e verso”
Entrada Gratuita. Não é necessária a retirada de ingressos
Endereço: Rua Doutor Paula Souza, 420 -- Centro -- Sorocaba
Dúvidas: Whatsapp 15 99617-9217 (Grupo Manto)
(Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos