Cultura
Que tal um domingo com stop motion?
Oficina gratuita no Macs vai ensinar a técnica cinematográfica
Que tal um domingo diferente? Que tal aprender as técnicas do stop motion? É que uma oficina com esta técnica cinematográfica está sendo oferecida pelo Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, o Macs. Será neste domingo (13), das 10h30 às 13h30. Uma oportunidade para pais e filhos fazerem uma atividade divertida juntos, pois a partir de 10 anos de idade já é possível participar. E o melhor, é de graça.
A oficina “Eu animo! Experiências de animação Stop Motion com vários matérias” tem 25 vagas e terá quatro horas de duração. Para se inscrever, basta mandar e-mail para [email protected]. O Macs fica na avenida Afonso Vergueiro, 280, próxima a estação Ferroviária.
A técnica
Para quem não conhece, o stop motion é uma das maneiras de filmar desenhos animados, quadro a quadro, ou seja, monta-se - com várias possibilidades de materiais - uma cena, a fotografa. Em seguida, molda-se novamente os personagens, montando-se outra cena, e novamente fotografando. As várias fotos então são exibidas em sequência, dando a ideia de que houve animação.
E quais podem ser esses materiais? Um dos mais usados são as massa de modelar, as ‘massinhas‘ muito utilizadas na pré-escola, pois são fáceis de manusear e coloridas. Ao longo de décadas, famosos desenhos foram filmados dessa maneira: Fuga das Galinhas, Pingu, Show, o Carneiro, Noiva Cadáver, entre outros.
A oficina do Macs tem por objetivo proporcionar aos participantes aprender todas as etapas de uma produção de um vídeo de animação em stop motion, desde a criação do roteiro, storyboard, confecção de personagens e de cenários, captação de imagem e edição.
E a feitura dos personagens pode ser com massa de modelar, o mais usado, ou materiais como areia, grãos, folhas, objetos, palitos, pequenos bonecos, entre outros.
A profissional que vai ensinar é a animadora, produtora e roteirista de animação Marta Russo. Ela é formada em artes visuais e pós-graduada em educomunicação pela USP. Desde 2001 coordena oficinas de animação stop motion em escolas e entidades culturais, tendo trabalhado na “Mauricio de Sousa Produções”.
“Os participantes da oficina de stop motion serão desafiados a criarem pequenas animações com outros materiais possível de serem animados. Serão horas interessantes e bastante lúdicas”, comenta Marta Russo. (Pedro Courbassier)