Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

‘Encontros com o mito’ traz tempos de cavalaria

10 de Novembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ilustração que reproduz o cavaleiro medieval Parfisal
Ilustração que reproduz o cavaleiro medieval Parfisal (Crédito: ARQUIVO )

O Gabinete de Leitura Sorocabano hoje (10) mais uma edição do projeto “Encontros com o Mito’, agora abordando o mito de Parsifal, tema das histórias de cavalaria, do século XII, e sua relação com o tempo presente.

Coordenado pelo pesquisador sorocabano José Rubens Incão, os encontros apresentam temas ligados às artes, mitologia e história, por meio de bate papo acompanhados de apostila e audições musicais.

No projeto, já foram apresentadas os temas “História do Gabinete de Leitura”, “Vida e Obra de Aluísio de Almeida”, “Guilherme Pompeu de Almeida - o Banqueiro dos Paulistas”, “Sérgio Porto e o Humor”, “Tempos da Delicadeza” e “Dorival Caymmi”, sempre com boa presença de público.

O tema de hoje

Segundo José Rubens, os contos de cavalaria, assim como os contos de fadas tradicionais, trazem embutidos além de belas histórias, temas atemporais, abordando dilemas do ser humano, como felicidade, amor, poder, entre outros.

“Pode parecer estranho se falar de cavaleiros e cavalaria nos tempos atuais, mas os interessados vão se surpreender com a estreita ligação destes temas à atualidade, à realidade de cada um, e à eterna busca de sentido para a vida, com seus acertos, erros e descobertas”, explica Incao.

A lenda de Parsifal trata de um jovem superprotegido pela mãe, temerosa que este siga a carreira de cavaleiro como seu pai, e se perca. Ela mantém o filho protegido na floresta, longe da corte, sem que se saiba de sua história. Mesmo assim, Parsifal se encontra com o destino e segue a carreira de cavaleiro, passando por diversas aventuras. Erra muito e, ao final, descobre sua verdadeira vocação.

O tema de Parsifal se faz presente em diferentes obras através dos tempos, desde os romances românticos do século XIX, óperas de Richard Wagner e na saga cinematográfica “Guerra nas Estrelas”, que foi exibida pela primeira vez em 1977.

À quintas

Os encontros são feitos às quintas-feiras, das 14h às 16h. São gratuitos e abertos a todos os interessados. O Gabinete de Leitura fica na praça Cel. Fernando Prestes, 21, no Centro de Sorocaba. (Da Redação)