Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

‘Ponto/Curva’ também está no Macs

13 de Outubro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Museu está localizado ao lado da estação ferroviária
O Museu está localizado ao lado da estação ferroviária (Crédito: DIVULGAÇÃO/MACS)

Outra exposição que será aberta neste fim de semana, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) é a “Ponto/Curva”. Com curadoria do Acompanhamento Artístico Kura, a mostra coletiva propõe um diálogo entre peças do acervo do museu e obras de artistas que integram o grupo. Com entrada gratuita, será aberta sábado (15), às 11h, e fica em cartaz até 4 de dezembro.

Sob a ótica da definição base de circunferência: conjunto de pontos que têm a mesma distância de um ponto fixo, a fórmula base para criar curvas, “Curva Ponto” toma como base as relações sensoriais que existem em círculos, curvas e pontos. A ideia é criar um link entre as diferentes obras expostas e a multiplicidade de suportes usados pelos artistas.

São trabalhos dos oito artistas exibidos contêm em sua forma visual, material ou poética algum aspecto do conceito fundamental imaginado e propõem conexões improváveis entre tais ideias. De maneira não linear, a exposição tem instalações, esculturas, objetos, fotografias e vídeos.

Os autores das obras são Ana Dias Batista, Corinna Krebber, Estela Sokol, Nazareo e Túlio Pinto, que fazem uso de definições da geometria para acessar novos significados e permitir aos visitantes a criação de intersecções entre os trabalhos apresentados.

Sobre o Macs

O Museu de Arte Contemporânea conta com um espaço expositivo de 350 m² e está finalizando uma nova área expositiva de 700 m². O acervo do museu conta com cerca de 700 obras, que se dividem em pinturas, gravuras, esculturas e instalações, entre outros.

Uma das mais importantes características do Macs é a descentralização da arte e da cultura. Trata-se de equipamento cultural de qualidade voltado prioritariamente para as artes visuais no interior do Estado de São Paulo.

A instituição é fruto do entusiasmo de um aguerrido grupo de empresários, intelectuais e artistas sorocabanos que criaram um museu vivo e dinâmico. Com apoio do poder público e da iniciativa privada, o grupo está transformando o antigo armazém ferroviário em museu voltado para a contemporaneidade.

Está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 280, ao lado da Estação Ferroviária de Sorocaba. Aberto às quartas, quintas e sextas das 14h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h. (Da Redação)