Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Musical ‘Pequeno Príncipe’ entra em cartaz em São Paulo

Espetáculo ressalta lado biográfico da obra do francês Antoine de Saint-Exupéry

30 de Setembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Peça tem roteiro de Sheila Dryzun e estreou ontem (29), na reabertura do Villa-Lobos
Peça tem roteiro de Sheila Dryzun e estreou ontem (29), na reabertura do Villa-Lobos (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A designer Sheila Dryzun já foi artista plástica, cenógrafa e professora de arte, mas foi uma de suas paixões que a notabilizou no mundo artístico: a devoção por “O Pequeno Príncipe”, livro lançado em 1943 pelo francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944). “São pouco mais de 90 páginas, mas carregadas de valores”, conta ela, que assina o roteiro de “O Pequeno Príncipe, o musical”, que estreou ontem (29), na reabertura do Teatro Villa-Lobos. A temporada vai até 18 de dezembro.

Não se trata de uma simples adaptação -- Sheila compôs o personagem do aviador com o perfil do próprio Saint-Exupéry, a partir de novidades transmitidas pela família do escritor, com a qual ela mantém contato próximo desde 2004, quando organizou uma mostra na Oca. “O público vai se surpreender ao descobrir que a história é, na verdade, uma autobiografia de Saint-Exupéry, que também foi um aventureiro e aviador.”

A trama acompanha um piloto que cai com seu avião no deserto do Saara, onde encontra um menino de cabelos dourados que lhe pede para desenhar um carneiro. A partir daí, os dois iniciam uma linda amizade e refletem sobre as relações entre as pessoas, o amor ao planeta e questões existenciais sobre o que é ser criança e ser adulto, além do verdadeiro sentido da vida.

“Exupéry escreveu para a criança que vive em cada adulto”, observa a atriz Bruna Guerin, que vive a Rosa, graciosa personagem que ajuda o Pequeno Príncipe (papel interpretado por quatro atores mirins que se revezam a cada sessão) a contar a sua jornada pelo planeta e a descobrir a ingenuidade infantil que ainda existe dentro de cada pessoa. “Rosa é inspirada em Consuelo, que foi casada com Exupéry, um arquétipo do amor exigente.” No papel do Aviador, o ator Thiago Machado encontra referências no próprio escritor. “É um personagem que aponta a ganância das pessoas e como cada um pode lidar consigo mesmo”, explica ele. (Da Redação com Estadão Conteúdo)

Serviço

O Pequeno Príncipe, o Musical
Teatro Villa-Lobos. Shopping Villa-Lobos.
Av. Drª Ruth Cardoso, 4.777.
6ª, 21h. Sáb., 16h e 20h. Dom., 15h e 18h. R$ 50 / R$ 260 Até 18/12.