Buscar no Cruzeiro

Buscar

História

‘Encontros com o Mito’ volta a ser realizado

Projeto que apresenta histórias sobre mitologia, arte, folclore entre outros temas passar esta semana a ser realizado ‘Encontros com o Mito’ volta ser realizado no Gabinete de Leitura

20 de Setembro de 2022 às 17:15
Cruzeiro do Sul [email protected]
historiador José Rubens Incao leva ao Gabinete de Leitura Sorocabano projeto 'Encontros com o Mito'
historiador José Rubens Incao leva ao Gabinete de Leitura Sorocabano projeto 'Encontros com o Mito' (Crédito: PEDRO COURBASSIER/JCS 20/09/2022)

Ele trabalhou por 37 anos na Biblioteca Infantil de Sorocaba, onde foi o responsável pelo projeto “Encontros com o Mito”, que desde 1988 promovia bate-papo sobre mitologia, arte, folclore, história, entre outros temas. Agora, convidado pela direção de uma das casas de cultura mais importantes do Brasil, o historiador José Rubens Incao leva ao Gabinete de Leitura Sorocabano Luiz Matheus Maylasky o mesmo projeto. E o primeiro encontro será nesta quinta-feira (22), às 14 horas, com entrada grátis: “É para maiores de 12 anos e todos são bem-vindos, só chegar que vai saber bastante historia e curiosidades”, promete Incao.

Ele conta que recebeu o convite do presidente da associação, Laor Rodrigues: “Conversando com o Laor, chegamos a conclusão que era importante vivenciar novamente o projeto, pois o tempo muda e novas crianças vão se tornando jovens e sempre haverá quem queria conhecer temas como o que propomos no projeto”, comenta.

O tema do programa inaugural é a história do próprio Gabinete de Leitura. “Minha intenção não é apenas contar sobre o passado, mas mostrar como um fato histórico influencia a vida de uma cidade até hoje’’, explica o historiador.

Todas as quintas-feiras, sempre com início às 14 horas, outros temas serão contados.

O Gabinete

Considerado berço de entidades filantrópicas, palco de grandes amores e parada obrigatória para personalidades ilustres da história brasileira, o Gabinete de Leitura Sorocabano é muito mais do que um clube para leitores assíduos.

A instituição é patrimônio cultural imaterial do município, foi oficialmente fundada em 13 de janeiro de 1867, ainda na época do império, por um grupo de voluntários liderados por Luiz Matheus Maylasky. Desde então, há 155 anos, o Gabinete de Leitura assumiu uma importante posição em relação ao desenvolvimento do município.

O presidente do Gabinete contou que Dom Pedro II -- imperador do Brasil entre os anos de 1840 a 1889 -- visitou o local por três vezes. “Na época, ele incentivava a abertura de bibliotecas, principalmente no interior de São Paulo”, explicou.

Grandes nomes da literatura brasileira, que hoje são referência nas salas de aulas, também conheceram um dos cartões postais da Manchester Paulista. Carolina Maria de Jesus e Monteiro Lobato gostaram tanto da associação que deixaram dedicatórias no livro de registros.

Atualmente, o gabinete conta com mais de 50 mil documentos em seu acervo. Os registros mais antigos são do século 18. Além das declarações carregadas de histórias -- denotada também pela escrita antes da reforma ortográfica de 1911 -- há fragmentos memoráveis de outras partes do mundo.

Entre as preciosidades do acervo, está uma Bíblia escrita na língua grega, datada de 1865 e doada pelo professor Júlio Ribeiro em 1872. Entre os corredores da entidade, é facilmente encontrado coleções de revistas e jornais.

Passeios culturais

Outro projeto que José Rubens Incao pretende reaver são os passeio culturais por bairros ou pedaços de Sorocaba. “Nesses passeios a gente vai contanto as histórias e curiosidades de prédios e logradouros. O primeiro, provavelmente, será pelo bairro de Santa Rosália, mas ainda estamos acertando detalhes”, contou.

(Pedro Courbassier)