Cultura
‘Zona cinzenta’ usa dança como diálogo entre teatro e museu
Performance convida espectador à imersão e provocação sobre a arte

Convidar o espectador a uma experiência de imersão entre as artes cênicas e artes visuais; entre o movimento e a paralisia, entre a pulsão e a ruptura é o objetivo do espetáculo “Zona cinzenta”. A peça será apresentada no próximo sábado (24), às 19h30, no Sesc Sorocaba. A provocação corporal é de Isis Gasparini, Luciana Lara e Marcela Levi. A apresentação gratuita, acontece no Espaço de Exposições e é recomendada para pessoas a partir de 12 anos. O espetáculo é da T.F. Cia. de Dança.
“Zona cinzenta” surge do interesse do núcleo em aprofundar o conceito de gray zone, desenvolvido por Claire Bishop (2018), que define um ambiente misto entre a caixa preta (teatro) e o cubo branco (museu). Esta referência se aproxima da pesquisa feita pela companhia sobre instalação coreográfica, desenvolvida a partir da obra “Carne urbana” (2017).
O T.F. Cia de Dança investiga a Dança Urbana Contemporânea e pesquisa as possibilidades de exercitar um pensamento contemporâneo do hip hop. Esta investigação concentra-se em descobrir novas possibilidades corporais a partir de técnicas de diferentes danças urbanas, mas desenvolvendo um trabalho autoral, marcado por um percurso de investigação das sensações que estimulam esses corpos a partir da individualidade dos intérpretes e de estados corporais construídos a partir da relação corpo-cidade. A pesquisa parte das danças urbanas, mas vai transformando suas bases, criando e modificando suas referências, desenvolvendo essa pesquisa particular.
O grupo T.F.Style teve início em 2002, sob direção de Igor Gasparini. A partir de 2007, com a direção artística de Frank Tavantti, surge o T.F.Style Cia. de Dança, destacando-se justamente por esse diferencial: ser um dos núcleos pioneiros nesta investigação da Dança Urbana Contemporânea. Em 2022, celebrando os 20 anos do núcleo artístico, passamos a utilizar apenas T.F. Cia. de Dança. A companhia recebeu o Prêmio APCA de Melhor Estreia 2019 com “ELO” e o Prêmio Denilto Gomes de Melhor Elenco para “Zona Cinzenta”, em 2022.
O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Mais informações pelo:(15) 3332-9933. (Da Redação)
SERVIÇO
Zona cinzenta
Dia: 24/9, sábado, às 19h30.
Grátis. 12 anos.
Espaço de Exposições.