Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Filme A viagem de Pedro abre Primavera de Museus em Sorocaba

Na próxima quarta-feira (21), longa brasileiro "A viagem de Pedro" será exibido gratuitamente no Macs

18 de Setembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Obra brasileira trata da vida do imperador Dom
Obra brasileira trata da vida do imperador Dom (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A exibição do filme “A viagem de Pedro”, o documentário “Yby Soroc” e a palestra “História da Arte Nipo-Brasileira” fazem parte da programação do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) que integra a 16ª Semana Primavera de Museus. As atividades serão do dia 21 a 23 e terão entrada gratuita, com número limitado de participantes. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência a cada sessão.

Temporada anual de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus tem como propósito divulgar, valorizar e incentivar visitas aos museus brasileiros -- além de refletir acerca da relação dos espaços com a sociedade. Em sua décima sexta realização, o bicentenário da independência do Brasil foi escolhido como tema sob o mote “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. A proposta do Instituto é uma reflexão sobre que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos.

Em Sorocaba, o Macs realiza, no dia 21, próxima quarta-feira, sessão única de lançamento do filme “A viagem de Pedro”, que teve sua estreia nacional em 1° de setembro. Protagonizada por Cauã Reymond e dirigida pela premiada cineasta Laís Bodanzky, a película propõe uma nova representação de Dom Pedro I para o imaginário brasileiro.

A atividade é fruto da parceria do Macs com o Programa Pontos MIS, firmada em agosto de 2022. Com a exibição, a cidade foi contemplada para uma das 50 sessões gratuitas que acontecem entre os municípios parceiros do Museu da Imagem e do Som.

Atividades

A programação conta, também, com a palestra “História da Arte Nipo-Brasileira”, que ocorre no dia 22. Allan Yzumizawa, pesquisador e curador do Macs, é o responsável por abordar um breve panorama das produções e percursos dos artistas pioneiros nipo-brasileiros. Nomes de destaque como Tomoo Handa, Manabu Mabe, Flávio Shiró, Alina Okinaka e Tomie Ohtake serão abordados a partir do movimento do Grupo Seibi (1935-1972), destacando a importância deste movimento como colaboração para a reflexão da arte brasileira.

Ainda, “Be, Was, Being Yby-Soroc” -- documentário que conta a produção artística de Pedro Lopes e tem Sorocaba e personagens do município como pano de fundo -- tem sessão em 23. Após a exibição do trabalho, ocorre bate-papo com Pedro, um dos diretores.

A 16ª Semana Primavera de Museus ocorre de 19 a 25 de setembro e propicia o reconhecimento de museus como espaços plurais, que permitem vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências. Sorocaba conta, ainda, com programações no Museu Histórico Sorocabano, Museu Virtual do Tijolo Antigo, Centro de Memória da ETEC Fernando Prestes e Museu da Estrada de Ferro Sorocabana. (Da Redação)