Buscar no Cruzeiro

Buscar

Teatro

Peça ‘Desconstruindo Amélia’ estreia hoje (17)

Espetáculo trata questões femininas e fica em cartaz até 15 de outubro, no Teatro Escola Mario Persico

17 de Setembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A peça faz um paralelo entre os papeis de gênero na era medieval e nos dias atuais
A peça faz um paralelo entre os papeis de gênero na era medieval e nos dias atuais (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O espetáculo “Desconstruindo Amélia” estreia hoje, às 19h. A peça ficará em cartaz pelos próximos quatro sábados no Teatro Escola Mario Persico. O trabalho do grupo teatral Triad, parte da provocação: “quão distante os lares atuais estão das fogueiras medievais que queimavam mulheres?” Os ingressos custam R$ 15 e as entradas para a primeira sessão está esgotada.

Escrita por Giovanna Tegani e com direção de Diego Crivari, a peça apresenta um suspense histórico que faz paralelo entre os papéis de gênero na era medieval e nos dias atuais. Foi durante uma conversa entre os dois amigos, quando a autora soltou a frase “vou como uma mulher independente que sou” que surgiu a ideia da montagem inspirada na força das mulheres.

“Eu queria falar sobre a força feminina, queria falar com a grande massa, mas não queria que fosse algo tão dentro do comum. Foi um desafio, lógico. Mas os assuntos já estavam todos dentro da minha cabeça. A gente vive isso. Eu queria mostrar o quão normal ainda são essas atitudes medievais”, relata Giovanna.

Ela ainda conta que o processo de escrita foi doloroso, pois precisou reviver dores, vestir o capuz de alguém com privilégios, e que ao mesmo tempo, foi libertador.

Para Diego Crivari, dirigir o espetáculo foi como entrar numa aventura onde a liberdade criativa se fez presente em todo momento, além de reforçar a visão da autora com o protagonismo do elenco feminino.

“A sintonia do grupo sempre ajudou muito e se tratando de uma montagem que provoca o pensamento do por que estamos sempre ensinando as mulheres a não aceitarem a opressão e não ensinamos os homens a não oprimir, foi um processo em que todos lidamos e discutimos juntos”, comenta Diego.

O elenco conta com a participação de: Giovanna Tegani, Natasha Amaral, Karolyn Barreto, Gaby Souza, Nanda Luz, André Polez, Math Caruso, Rafael Milbio e Diego Crivari. A iluminação e sonoplastia é de Juan Ecevit.

A temporada de “Desconstruindo Amélia” ficará em cartaz aos sábados, nos dias 17 e 24 de setembro, 1 e 15 de outubro, sempre às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente a R$15 cada, por meio do WhatsApp: (15) 99148-5756.

O Teatro Escola Mario Persico fica na rua da Penha, 823 (3º andar) - Centro, Sorocaba/SP. O prédio não possui elevador. (Da Redação)