Música
Festival de Jazz de São Roque começa sexta-feira
Atrações musicais, de graça, se apresentarão na Praça da Matriz, no C.E.C.T. Brasital e no Sitio Santo Antônio

São Roque será a casa do Jazz a partir desta sexta-feira (16), com seu primeiro festival totalmente dedicado ao gênero musical. O 1º Festival de Jazz de São Roque será apresentado até dia 25. Atrações musicais se apresentarão na Praça da Matriz, no C.E.C.T. Brasital e no Sitio Santo Antônio. Tudo de graça.
Confira a programação completa deste final de semana
16/09 (sexta-feira)
C.E.C.T. BRASITAL
19h - Digo Ferreira: Músico com 18 anos de uma carreira consagrada, Digo já tocou com grandes nomes como Gilberto Gil e Elba Ramalho. Com grande paixão pela música nordestina, a habilidade do músico já lhe rendeu prêmios importantes como o 1º lugar no Concurso Souza Lima-Bass Festival e de Melhor Instrumentista do Festival da Lua Cheia.
21h - Suka Figueiredo Collective: Saxofonista, compositora e produtora Musical, Suka nasce do incômodo causado pela ausência da presença feminina no cenário instrumental da musical paulista, reunindo um grupo formado por 9 instrumentistas para apresentar um trabalho poderoso e tocante, baseado na obra do Multi-instrumentista Moacir Santos.
17/09 (sábado)
PRAÇA DA MATRIZ
11h – JazzClown: Espetáculo cultural e interativo composto por músicos e um palhaço, que levam um repertório do Jazz tradicional para o centro de São Roque, num atração que traz uma mistura refinada entre a música e a comédia, para encantar adultos e crianças.
C.E.C.T. BRASITAL
19h - Cleber Almeida: Considerado um dos grandes pesquisadores e divulgadores dos ritmos brasileiros, o músico chega com seu grupo para apresentar seu novo projeto, onde realiza o sonho de unir o forró com o jazz, conectando o público dançante com música instrumental, ao homenagear grandes mestres como Pernambuco do Pandeiro e Noca do Acordeon.
21h - Orquestra Brasil Jazz Sinfônica: orquestra brasileira fundada em 1989 e composta por dezenas de músicos renomados, que levarão ao Centro Cultural um repertório composto de arranjos sinfônicos vindos da música popular brasileira, mas também da música popular internacional.
18/09 (domingo)
SITIO SANTO ANTONIO
11h - Gustavo Miorim Samba Jazz Quartet: músico da nossa região. Gustavo foi criado em Mairinque e seu talento na música já fez com que fosse contemplado duas vezes consecutivas com a bolsa de estudos Talento do Latin Grammy. Ao longo de sua carreira já acompanhou grandes nomes da música instrumental brasileira, como Sizão Machado, Nailor Proveta, entre muitos outros e agora chega com seu grupo para encantar o público num dos locais históricos mais importantes do Estado de São Paulo.
C.E.C.T. BRASITAL
15h - Lindy Hop: Um Jazz pra dançar: Apresentação irreverente e cênica, que irá aproximar o público do jazz afro norte-americano dos anos 20’s a 40’s e da cultura das Swing Dances, num evento especial e que irá provar que o Jazz não é só bom de ouvir, mas também de dançar.
Mais - E as atrações não param, já que na próxima semana o festival continua com a apresentação de grandes nomes como Hermeto Pascoal (dia 24), Amilton Godoy (dia 23) e Vintena Brasileira.
“Será um evento lindo e que traz para São Roque um festival que engloba não só o Jazz, mas todas as vertentes deste gênero tão lindo, com apresentações de repertórios clássicos, até espetáculos de temas mais lúdicos e dançantes. Um evento diverso, musicalmente democrático como poucos vistos no país”, afirmou o curador do evento, Guga Stroeter.
(Da Redação)