Cultura
Atividades marcam último mês de exposição sobre Carolina
Oficinas e debates abordarão vida e obra de autora de "Quarto de Despejo"
A exposição Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros, em cartaz no Sesc Sorocaba desde o dia 15 de julho, chega ao seu último mês de exibição e será encerrada dia 25. Neste mês, em paralelo com a exposição, acontece uma programação especial gratuita com atividades que exploram os temas discutidos nas obras da autora, por meio de oficinas, bate-papos e performance, pensadas e executadas pelo núcleo educativo da exposição.
Correalizada pelo Instituto Moreira Salles (IMS), a mostra, que conta com curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro “Quarto de Despejo”, em agosto de 1960.
“Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros” tem como objetivo apresentar sua produção autoral que incluiu a publicação, em vida, de outras obras, além de destacar suas incursões como compositora, cantora e artista circense. Organizada originalmente em 16 núcleos, a mostra reúne livros, cadernos manuscritos, fotografias, vídeos, documentários e excertos de textos da escritora, promovendo um diálogo com obras de 62 artistas visuais brasileiros, criadas entre o período entre 1951 e 2021
Atividades
A performance “Para a fome não há pão duro”, com Louiz Cassola, mediador da equipe educativa da exposição, acontece hoje (4), das 17h30 às 18h, no Estacionamento da unidade. Pensada a partir dos relatos da vida de Carolina Maria de Jesus em seu mais famoso livro “Quarto de Despejo”, a performance cria uma ligação entre a realidade atual do Brasil da fome e os relatos bíblicos da última ceia de Cristo, sobre a construção e a partilha do pão e da água, alimentos básicos para jejuns religiosos. A classificação livre.
Para quem gosta de arte urbana a oficina “Lambe lambe”, com Isabella Almeida e Letícia Amaral, tem como objetivo debater e retratar figuras femininas negras importantes no contexto histórico brasileiro, traçando uma conexão com a trajetória da autora. O retrato será realizado por meio da técnica artística urbana do lambe lambe, enxergando essa técnica e sua potencialidade criativa em relação ao espaço urbano. A oficina acontece dia 7/9, quarta, das 15h às 17h, no Estacionamento G2 da unidade. As inscrições acontecem no horário e local da atividade. Vagas limitadas. Classificação 14 anos.
A programação ainda conta com oficinas de bonecas, de literatura e outras atividades que podem ser conferidas no site da entidade sescsp.org.br/unidades/sorocaba.
A exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 25, no Estacionamento G2 da unidade. As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555 Jardim Faculdade. Mais informações pelo (15) 3332-9933 . (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos