Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Susana Vieira: 80 anos de vida e seis décadas de carreira

Atriz segue em atividade com trabalhos para televisão, internet e teatro

28 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Susana Vieira começou na televisão nos tempos da Rede Tupi
Susana Vieira começou na televisão nos tempos da Rede Tupi (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Susana Vieira completou 80 anos de idade na última terça-feira (23). Com mais de 60 de carreira, é uma das atrizes mais experientes que continuam em atividade -- seu trabalho mais recente foi na série “Novelei”, feita em parceria entre Globo e YouTube exclusivamente para a internet, além da peça “Uma Shirley qualquer”, que protagonizou no teatro em 2021.

Conhecida pelo jeito sincero e suas frases que não poupam elogios a si mesma, começou na televisão nos tempos da Rede Tupi, primeiramente como bailarina e depois integrando o elenco de teleteatros da época. Ainda passou por outra emissora já extinta, a Excelsior, antes de chegar à Globo, em 1970, na novela “Pigmalião 70”, para interpretar Candinha, a noiva de Nando (Sérgio Cardoso), que disputava o amado com a viúva Cristina (Tônia Carrero).

A década de 1970 trouxe outros pontos marcantes de sua carreira. Em 1974, “desesperada” para trabalhar, pediu um papel em “O espigão” diretamente ao autor Dias Gomes. Recebeu a oportunidade de fazer Tina, que era muito mais velha do que sua idade real, mas se virou e levou o prêmio de atriz revelação da APCA -- Associação Paulista de Críticos de Arte.

No ano seguinte, foi uma das principais personagens de “Escalada” (1975), fazendo par romântico com o galã Tarcísio Meira -- diz a lenda que, nas cenas de beijo, ela precisava subir em uma lista telefônica para ficar em uma altura compatível com o parceiro de cena.

Diante da boa repercussão de sua personagem, foi chamada para viver sua primeira protagonista em “Anjo mau” (1976), como a babá Nice. Susana conta que, por conta da personagem, chegou a apanhar de uma vizinha do prédio em que morava no Jardim Botânico à época. Curiosamente, a atriz fez uma breve aparição no último capítulo do remake da novela, em 1997, como a nova babá contratada no último capítulo.

No novo milênio, seu papel mais lembrado provavelmente é o de Maria do Carmo, protagonista de “Senhora do destino” (2004) e rival da intragável Nazaré Tedesco (Renata Sorrah). Mais recentemente, Susana Vieira esteve em “Éramos seis” (2019) como Emília. Fora das novelas, passou alguns meses como apresentadora do “Vídeo Show” em 2016 e fez participações no “Se Joga” em 2021. (Da Redação com Estadão Conteúdo)