Cultura
Gabinete de Leitura entrega medalha ‘Matheus Maylasky’
Serão cinco agraciados em solenidade realizada na sede da entidade
O Gabinete de Leitura Sorocabano promove amanhã (26), em sua sede, às 19h30, a solenidade oficial de outorga da Medalha Cultural “Luiz Matheus Maylasky”, para cinco agraciados: o vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto; o ex-jogador de futebol Ademir de Barros (Paraná); Márcia Cristina Rodrigues (presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer); o secretário municipal da Cultura de Sorocaba, Luiz Antônio Zamuner, e o delegado de polícia Levi D’Oliveira.
Segundo o presidente do Gabinete de Leitura Sorocabano, Laor Rodrigues, os nomes foram escolhidos pelos membros do Conselho da Medalha Cultural “Luiz Matheus Maylasky”, por seus relevantes trabalhos prestados em prol da sociedade sorocabana. “O evento não foi realizado nos dois últimos anos, por conta da pandemia da Covid-19. Agora, faremos a solenidade em agosto porque é o mês de nascimento do nosso fundador, Luiz Matheus Maylasky”, afirma Rodrigues.
O 1º secretário do Gabinete de Leitura Sorocabano, Sílvio César de Góes Menino, disse que além da entrega das medalhas, a solenidade terá ainda uma homenagem ao saudoso Dr. José Pereira Cardoso, com o descerramento do busto dele. “O ex-presidente Dr. José Pereira Cardoso, cuja gestão ocorreu de 15 de janeiro de 1954 a 15 de janeiro de 69, foi responsável pela construção da sede atual do Gabinete”, destaca Góes Menino.
O presidente Laor Rodrigues e o 1º secretário foram recebidos pelo diretor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues, na sede da entidade, no Alto da Boa Vista. A FUA é mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, do Colégio Politécnico, além de suas entidades filantrópicas.
A Medalha Cultural “Luiz Matheus Maylasky”, instituída pelo Gabinete de Leitura Sorocabano, é regulamentada pelo decreto estadual nº 52.813, de 19 de março de 2008, sem ônus para os cofres públicos.
Importância cultural para Sorocaba
Considerada a instituição cultural mais antiga da cidade, o Gabinete de Leitura Sorocabano foi oficialmente fundado em 13 de janeiro de 1867, ainda na época do império, por um grupo de voluntários liderados por Luiz Matheus Maylasky.
O 1º secretário lembrou ainda que, recentemente, o Gabinete de Leitura Sorocabano foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do município, por meio de uma lei municipal aprovada, por unanimidade, pela Câmara de Sorocaba. “Foi mais uma conquista importante para a entidade, que é essencial na formação cultural de Sorocaba, e se destaca até hoje como um espaço para a leitura, com um acervo relevante, além de eventos culturais, solenidades, dentre outros eventos”, afirma Sílvio César de Góes Menino.
O Gabinete de Leitura Sorocabano fica na praça Coronel Fernando Prestes, 21. Informações pelo telefone (15) 3232-0768. (Ana Claudia Martins)