Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Elisa Stecca traz exposição e livro ‘Improvável’ a Sorocaba

Inauguração da mostra será no próximo sábado, no Macs

21 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Artista apresentará 15 obras inéditas no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba
Artista apresentará 15 obras inéditas no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Depois da temporada na biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, Elisa Stecca chega a Sorocaba para a maratona cultural de lançamento do livro e exposição “Improvável”. No próximo sábado (27) ela faz manhã de autógrafos e abre a exposição “Improvável Mar”, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). Inspirada por impressões e memórias da artista em experiências sensoriais com praias e o mar, a exposição traz 15 obras inéditas esculpidas e modeladas em cerâmica esmaltada e tem curadoria de Allan Yzumizawa. A mostra ficará em cartaz até 9 de outubro na cidade e tem entrada gratuita.

Paulistana, Elisa Stecca tem uma relação especial com a cidade de Sorocaba, onde tem família e passou parte da sua infância. “Fiz questão de apresentar uma série inédita no Macs, porque é uma instituição invejável, com um acervo muito rico. Sorocaba tem importância histórica e econômica fundamentais para o Estado e o museu está à altura desse patrimônio”, destaca Elisa. Artista multifacetada, Elisa trabalha com criações em fluxo de ideias que se desdobram em diversos suportes. Da pedra ao ouro, da borracha à prata, do colar à aquarela, da gravura à instalação, da escultura ao livro de caixinha.

Elisa Stecca trabalha com cerâmica esmaltada - DIVULGAÇÃO
Elisa Stecca trabalha com cerâmica esmaltada (crédito: DIVULGAÇÃO)

“Gosto de pensar na realidade objetiva e na realidade subjetiva, do ponto de vista pessoal, na possibilidade de transformar nossas pedras em ouro. Quando uso a expressão ‘nossas pedras’, falo das nossas mazelas, dificuldades, sombras que, por meio de muita disciplina, quando expostas a‘ luz, revelam o nosso ouro, o nosso melhor, o nosso precioso”, destaca a artista.

Improvável

Em “Improvável”, seu terceiro livro -- que foi contemplado com o ProAC Expresso Lei Aldir Blanc -- é possível ver que a obra de Elisa transpassa as fronteiras da arte institucional e explora diversos meios de expressão que vão da moda à joalheria, da escrita à gastronomia, num processo de autoconhecimento e de materiais conectados à natureza, à magia, à cura e, obviamente, à vida.

“Improvável” traz cerca de 100 fotos de trabalhos da carreira de Elisa Stecca, com destaque para a produção realizada nos últimos cinco anos. Rejane Cintrão faz a apresentação do livro, além de uma entrevista com a artista, que revela muito da sua trajetória “improvável”. Elisa cursou Direito na USP e se formou em Artes Plásticas na Faap. Estudou joalheria com Nelson Alvim, estilo com Marie Rucki, do Studio Berçot, em Paris, e técnicas variadas em vidro na Pilchuck Glass School, em Seattle.

A exposição fica em cartaz até outubro. O Macs fica na avenida Doutor Afonso Vergueiro, 280. Mais informações pelo (15) 3233-1692. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos