Cultura
Macs estreia Ponto MIS com oficina gratuita de fotografia
Programa oferecerá atividades de formação e difusão cultural na cidade
O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) passa a integrar o programa Ponto MIS, em pareceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS). A estreia será quarta (24) e quinta-feira (25). Para celebrar a parceria, nesses mesmos dias, serão realizadas oficinas gratuitas com Melissa Szymanski.
A “Oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica para iniciantes” acontecerá na quarta-feira (24), das 15h às 19h, já a “Oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica -- Desobedecendo às Regras” será quinta (25). As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico [email protected].
Capitaneado pelo MIS, o Ponto MIS é um programa de formação e difusão cultural do Estado de São Paulo. Além da programação já citada, a parceria entre Macs e MIS oferecerá, nos próximos meses, oficinas bimestrais, sessões de cinema (nos estilos família, infantil e cult) e exposições.
As atividades decorridas dessa parceria são gratuitas e ocorrem, em geral, dentro dos horários de funcionamento do Macs. A programação ainda está em fase de elaboração e será informada quando finalizada. As oficinas acontecem de forma virtual e presencial nas cidades parceiras.
Em 2021, o Pontos MIS inaugurou uma nova ação, o projeto de itinerância Exposição Pontos MIS que ocupa espaços culturais das cidades parceiras com diversas mostras fotográficas do acervo do MIS.
Macs
Importante ponto de cultura em Sorocaba, o Macs conta, hoje, com um espaço expositivo de 350 metros quadrados (m2) e está finalizando uma nova área expositiva de 700 m2. O acervo do museu conta com cerca de 700 obras, que se dividem em pinturas, gravuras, esculturas e instalações, entre outros.
Hoje (20), acontece a abertura da exposição “Simetrias Dissidentes”, com 21 obras da artista paranaense Monica Piloni. A mostra começa às 10h30 e reúne fotos, vídeos e esculturas de autoria da artista plástica, cuja obra reflete sobre o corpo feminino.
A curitibana Monica Piloni tem o corpo da mulher como eixo fundamental de sua obra. Por meio de seu trabalho, questiona o corpo feminino e, ao mesmo tempo, instiga a visão do público visitante. Para tanto, utiliza o próprio corpo como molde e reproduz em escala natural corpos nus distorcidos, disformes, espelhados e transplantados, que podem repelir ou atrair.
O Macs fica na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, Centro. (Da Redação)