Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Biblioteca Infantil Municipal terá Clube de Leitura

Projeto para pessoas com mais de 12 anos reunirá amantes dos livros

19 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Encontros serão às primeiras terças-feiras de cada mês
Encontros serão às primeiras terças-feiras de cada mês (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS )

Coordenado pelas escritoras Angeles Paredes Toral e Carina Cardoso, começa no dia 6 de setembro, o Clube de Leitura na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Os encontros serão das 14h30 às 16h30. O projeto é promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) de Sorocaba.

O objetivo do projeto é criar um grupo, que se reúna todas as primeiras terças-feiras de cada mês, e tenha a leitura enquanto prazer e descoberta. Serão propostos textos de escritores nacionais e estrangeiros, abordando diferentes temas. A ideia é aproveitar o rico acervo em livros que a Biblioteca Infantil Municipal dispõe e, também, sugerir a leitura de textos disponíveis em outras bibliotecas, por exemplo.

A Biblioteca Infantil Municipal já desenvolve ações de leitura, como os projetos “Contação de Histórias com Dobraduras” e “Encontros com o Mito”. Entretanto, o Clube de Leitura é exclusivamente direcionado à arte da palavra, trabalhada por meio de textos instigantes, que desenvolvam o hábito da leitura, em princípio enquanto prazer e, com o decorrer das atividades, no desenvolvimento de uma leitura mais abrangente e crítica, além de promover a troca e o compartilhamento de experiências.

O Clube será voltado a pessoas a partir dos 12 anos de idade, sejam elas leitoras ou não. As inscrições gratuitas já podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723.

Lançamento

Hoje (19), das 15h às 17h, a população poderá prestigiar, na Biblioteca Infantil Municipal, o lançamento do livro “Alfabetização e Letramento -- Da Prática à Teoria”, da sorocabana Méres Ayres Possinhol. O evento é aberto ao público.

A produção literária sobre alfabetização nasceu da necessidade de mostrar um ensino que abrangesse todos os alunos e respeitasse o ritmo de aprendizagem de cada um, com o objetivo de concluir o ciclo de alfabetização.

Méres Ayres Possinholi é graduada em Letras, Inglês e Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, e é licenciada pelo Curso de Formação de Professores Primários, pelo Colégio e Escola Normal Pedro II. Ela iniciou sua carreira no magistério como professora alfabetizadora.

A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. (Da Redação com Secom Sorocaba)