Buscar no Cruzeiro

Buscar

História sorocabana

Cemitério da Saudade recebe passeio cultural no sábado (20)

Inaugurado em 1863, local guarda sepulturas de personalidades da cidade. Atividade será gratuita e vagas são limitadas

17 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Serviços de manutenção e revitalização já começaram
Serviços de manutenção e revitalização já começaram (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (22/4/2021))

Inaugurado em 1863 o Cemitério da Saudade é uma verdadeira aula de história, além de ter sido o primeiro cemitério oficial a ser construído na cidade. Ele, que fica no Além Linha, será o destino do Passeio Cultural promovido pela Prefeitura de Sorocaba no próximo sábado (20), das 14h às 16h. A atividade é voltada para pessoas com 12 anos ou mais e os participantes conhecerão as características, histórias e curiosidades do local. As inscrições são gratuitas.

É no Cemitério da Saudade que estão sepultadas, entre outras figuras de projeção, João de Camargo (1858-1942), Monsenhor João Soares do Amaral (1844-1900), Francisco de Paula Xavier de Toledo, o Professor Toledo (1825-1903), Antonio Francisco Gaspar (1891-1972) e Aluísio de Almeida (1904-1982).

A construção do cemitério começou a ser pensada em 1855 por conta de necessidades sanitárias. O local escolhido foi o campo do Piques - o futuro Cemitério da Saudade. A escolha, conforme registros históricos, foi feita pois tratava-se de uma localidade alta e relativamente distante da Igreja Matriz. O cemitério era fechado na frente com muros de taipa e cercado por grades fabricadas na Real Fábrica de Ipanema -- primeira siderúrgica do País, onde hoje é a Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó.

Os locais das sepulturas eram sinalizados com tijolos numerados. Os primeiros coveiros foram Antonio Lacerda e Benedito Brisola, e o administrador era João Martins da Costa Passos. O primeiro sepultamento ocorreu em 18 de maio de 1863.

O cemitério era administrado pela Câmara e pela Igreja, mas em 1872, um grupo de protestantes requereu e conseguiu um espaço próprio dentro do cemitério, nas quadras 15 e 17, onde não há alusões à arte sacra, por exemplo. Já em 1942, o cemitério foi ampliado da capela central até a praça Pedro Toledo e houve divisão dos espaços para sepultamentos setoriais de anjinhos (crianças até 12 anos), escravos, virgens, adultos e vítimas da febre amarela.

O passeio

A atividade, intitulada Projeto Passeios Culturais, faz parte da programação mensal da Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” e ocorre dentro da agenda comemorativa dos 368 anos de fundação do município (comemorado em 15 de agosto). Os participantes receberão uma apostila, destacando a história dos primeiros cemitérios de Sorocaba, os diferentes cemitérios da atualidade, entre outras informações relacionadas.

O passeio cultural é voltado a pessoas com idade a partir de 12 anos e tem vagas limitadas. O ponto de encontro será em frente ao portão principal do Cemitério da Saudade, que está localizado na Praça Pedro de Toledo, s/nº, no Além Linha. Mais informações pelo: (15) 3231-5723 ou pelo e-mail: [email protected]. (Da Redação)