Buscar no Cruzeiro

Buscar

Variedades

Filme de brasileira ganha Leopardo de Ouro em Locarno

Regra 34, da brasileira Julia Murat, ganhou prêmio internacional de cinema. Outro brasileiro, Big Bang, de Carlos Segundo, ganhou o Leopardo para melhor curta

13 de Agosto de 2022 às 22:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
A cineasta brasileira Julia Murat conquistou o prêmio Leopardo de Ouro
A cineasta brasileira Julia Murat conquistou o prêmio Leopardo de Ouro (Crédito: DIVULGAÇÃO (13/08/2022))

Regra 34, da brasileira Julia Murat, ganhou o principal prêmio do Festival de Locarno, o Leopardo de Ouro da competição internacional de cinema. No filme, Simone (Sol Miranda) é uma jovem advogada negra que pagou sua faculdade fazendo performances sexuais online. Enquanto trabalha com acolhimento de mulheres vítimas de abusos, ela se envolve em um mundo de erotismo e violência.

Ela não foi a única brasileira premiada. Big Bang, de Carlos Segundo, ganhou o Leopardo de Ouro para melhor curta de autor. No filme, Chico (Giovanni Venturini), que tem nanismo, sobrevive consertando fornos em Uberlândia. Ele resolve resistir por não suportar mais ser desprezado e marginalizado pela sociedade.

É Noite na América, de Ana Vaz, levou menção especial na competição Leopardo Verde WWF. O filme segue animais fugindo da extinção em Brasília.

Os três filmes eram os únicos brasileiros no Festival de Locarno deste ano. Todos são coproduções. Regra 34 e Big Bang são coproduções com a França; É Noite na América, uma coprodução de Itália, França e Brasil.

Além disso, Wara, cineasta de nacionalidade brasileira, levou o Leopardo de Ouro de melhor curta internacional pela produção cubana Sovereign.

Outro latino-americano que se destacou foi Tengo Sueños Eléctricos, uma coprodução de Bélgica, França e Costa Rica da costarriquenha Valentina Maurel. O longa ganhou os prêmios de melhor direção, atriz (para Daniela Marín Navarro) e ator (para Reinaldo Amien Gutiérrez) na competição internacional.

Na competição Cineastas do Presente, o vencedor do Leopardo de Ouro foi Nightsiren, de Tereza Nvotová, uma coprodução de Eslováquia e República Tcheca.

(Estadão Conteúdo)