Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição

Instalação em homenagem às vítimas da Covid-19 chega a Itu

Mostra será no Fama, que também estreia exposição de Marcos Amaro

12 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Bonecos flutuantes formam instalação
Bonecos flutuantes formam instalação "Renascimento", do goiano Siron Franco (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O público poderá ver a instalação “Renascimento” do goiano Siron Franco, e a exposição “Desconstruções e Articulações: Dinâmicas Especiais - Galáxias”, de Marcos Amaro. As duas mostras começam neste sábado (13), no Fama Museu, em Itu. As exposições são abertas ao público podendo ser visitadas de quarta a domingo. Neste sábado (13), e às quartas a entrada é gratuita, nos demais dias o ingresso custa R$ 10.

O trabalho “Renascimento” é do artista goiano Siron Franco. A instalação faz uma homenagem às vítimas da pandemia da Covid-19 e aos profissionais de saúde. Com cerca de 300 manequins pendurados que parecem flutuar, o trabalho já foi exposto na Casa das Rosas em São Paulo. Apesar da temática dolorosa, o trabalho é uma celebração da vida.

Siron Franco teve diversas exposições ao longo de sua carreira em museus nacionais e internacionais, e ficou bastante conhecido pela série de obras ligadas ao acidente radioativo do Césio 137, em Goiânia.

Produzindo desde a década de 60, as obras do goiano fazem parte de coleções como Metropolitan Museum of Art (Estados Unidos), Essex Collection of Art from Latin America (Grã-Bretanha), Museu de la Solaridad Salvador Allende (Chile), Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey (México), MNBA (Brasil), Masp (Brasil), MAM RJ (Brasil), MAM SP (Brasil), MAM BA (Brasil).

Exposição

A exposição “Desconstruções e Articulações: Dinâmicas Especiais - Galáxias”, do artista paulistano Marcos Amaro também será inaugurada amanhã. A mostra apresenta ready-mades -- ou seja, objetos industrializados que retirados de seu contexto utilitário, se tornam obras de arte. Amaro reaproveita peças velhas de aviões ou outros objetos descartados, formando grandes esculturas para inseri-las no mundo poético das artes. A exposição foi inaugurada pela primeira vez no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) e foi posteriormente exibida no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e no Margs - Museu de Arte de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Marcos Amaro nasceu em São Paulo, em 1984. É empresário e artista plástico. Estudou Economia na Faap e se formou em Filosofia pelo Instituto Gens Educação e Cultura. Como artista realizou exposições no Centro Cultural dos Correios, em São Paulo e no Rio de Janeiro, Macs, Marco, Margs, Funarte, Biblioteca Mário de Andrade e Fundação Ema Klabin. Participou da SP-Arte, Art Basel, Art Zurich e das Bienais: Curitiba e Salerno - nesta última recebeu o prêmio de melhor escultura. Em 2021, o artista realizou as exposições “O Poço”, no Museu Nacional da República, em Brasília, e “Náufragos Flutuantes”, na Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos-SP. (Da Redação)

Serviço:

Fama Museu
Data: 13 de agosto
Horário: Quarta-feira a domingo, das 11h a‘s 17h
Endereço: Fama Museu - Rua Padre Bartolomeu Tadei, nº 9 Vila São Francisco, Itu-SP
Ingresso: Entrada gratuita amanhã, 13 de agosto. Demais dias, com exceção das quartas-feiras: R$ 10
Telefone: 11 4022.4828
Site: https://famamuseu.org.br/