Cultura Japonesa
Festa Japonesa atraiu 45 mil pessoas ao Parque Kasatu Maru
Em dois dias de festa a população pôde conferir apresentações artísticas e saborear culinária típica
A Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba retornou à programação cultural da cidade, neste sábado e domingo (6 e 7), em sua 12ª edição. Considerado um dos maiores do município, o evento beneficente reuniu mais de 45 mil pessoas, no Parque Kasato Maru, no Campolim.
Realizada pela Nippon Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transportes, a festa teve como propósito divulgar a cultura nipônica na cidade, além de ser uma importante fonte de renda para as entidades assistenciais beneficentes da cidade. Esta edição, inclusive, teve como tema ‘Saikai’, que significa reencontro, para simbolizar o importante retorno do evento no calendário sorocabano após dois anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19.
Durante todo o fim de semana, as entidades comercializaram uma grande variedade de itens da gastronomia japonesa, como yakisoba, guiozá, tempurá, temaki, entre outras delícias da culinária tradicional do Japão, além de diversos produtos orientais. De acordo com o presidente da Nippon Sorocaba, Sérgio Mori, cerca de 400 voluntários trabalharam na festa.
As famílias de Sorocaba e região que prestigiaram o evento ainda puderam conferir, gratuitamente, diferentes apresentações artísticas, incluindo shows musicais, taikô (instrumento de percussão japonês), danças típicas e outras atrações.
O Parque Kasato Maru, inaugurado em 2008, é aberto ao público e está localizado no cruzamento das avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz. O projeto do espaço foi executado em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, com projetos arquitetônico e paisagístico que trazem elementos presentes na cultura e tradição do Japão. (Da redação com informações da Secom)