Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Chácara do Idoso oferece atividades culturais em Sorocaba

04 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cursos ocorrem em vários dias na semana
Cursos ocorrem em vários dias na semana (Crédito: SECOM SOROCABA)

A Chácara do Idoso, local voltado à convivência de pessoas idosas, está com inscrições abertas para várias atividades gratuitas. O público-alvo são pessoas a partir de 55 anos de idade com o objetivo de desenvolver diferentes habilidades manuais e artísticas. Há opções de cursos de música, violão, entre outros.

A pintura em tela, com a professora Neusa Wieger, ocorre às quintas-feiras, das 14h às 16h. O aluno deve levar o material de pintura. Atualmente 18 alunos participam das aulas, que é considerada uma terapia. “Conheço várias técnicas, além da tela, como pintura em vidro, porcelana, entre outras”, explica a professora voluntária que começou a atividade há pouco tempo.

No caso do artesanato, a professora voluntária Maria Olinda Mota, ministra as aulas há dez anos, sempre às segundas e terças-feiras, das 8h30 às 11h. “Dou aulas de tricô, crochê, tapeçaria, entre outras formas de artesanato. O interesse é muito grande, tanto que nem dei férias para a turma. Falei que quem precisasse parar, para cuidar dos netos, por exemplo, tudo bem. Mas, as aulas continuam. Quem quiser é só vir”, explica Olinda.

Também é possível fazer aulas de teatro no local. As aulas às quartas-feiras, às 15h , são com o professor Tony de França, com até uma 1h30 de duração. Para o ator e diretor, que fez várias formações, da radionovela ao Grupo de Teatro Macunaína, o benefício dessas aulas vão muito além do palco. “Se vemos alguém meio jururu, dou até uma puxadinha de orelha, como se diz, para levantar a autoestima. Acima de tudo, é um momento de recreação e todos podem participar”, diz.

A música fica por conta da professora Benedita Aparecida dos Santos, com horários que são definidos conforme a disponibilidade. “Meu objetivo, aqui, é formar um grupo coral, ensinar teclado, violão, o que mais precisar dentro da música. O que eu não souber, chamo alguém que saiba. Faço parte da Associação Companhia Folia de Reis. Música é algo sempre muito vantajoso de ensinar e de aprender, que faz parte da vida das pessoas”, conclui Bene.

Para outras informações sobre as atividades e os horários disponíveis para cada modalidade, bem como realizar inscrição, basta entrar em contato pelo telefone: (15) 3302-3737, das 8h às 17h.