Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Cartola é tema do projeto "Encontros com o Mito" na Biblioteca Infantil

Público terá a oportunidade de aprender mais sobre a vida de um dos maiores sambistas de todos os tempos

26 de Julho de 2022 às 12:55
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cartola é tema do projeto 'Encontros com o Mito' na Biblioteca Infantil de Sorocaba nesta quinta-feira (28)
Cartola é tema do projeto 'Encontros com o Mito' na Biblioteca Infantil de Sorocaba nesta quinta-feira (28) (Crédito: Divulgação/Secom)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza, nesta quinta-feira (28), das 14h às 16h, o projeto “Encontros com o Mito”, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Desta vez, o público terá a oportunidade de aprender mais sobre a vida e a obra do compositor carioca Cartola (1908-1980), um dos maiores sambistas de todos os tempos, com audição de algumas de suas músicas.

Promovido semanalmente, de forma gratuita, o projeto tem a coordenação do pesquisador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, que aborda diferentes temas ligados às artes, literatura e história.

Angenor de Oliveira, conhecido como Cartola, nasceu no Catete, no Rio de Janeiro (RJ). Seus pais gostavam de participar dos festejos populares da época e rodas de choro e samba, levando seus filhos. Fez seus estudos primários em boas condições, mas a família, por falta de recursos, mudou-se do Centro para o Morro da Mangueira, onde o menino começou a frequentar a vida boêmia e conhecer os compositores e sambistas. Nessa época, já tocava cavaquinho e violão.

Passou a compor sozinho e com parceiros, atraindo a atenção de intérpretes, como Francisco Alves e Carmen Miranda, que gravaram suas primeiras obras. Ficou um período desconhecido do grande público, até que o escritor Sérgio Porto o encontrou lavando carros e o auxiliou para que seu trabalho fosse reconhecido. A partir daí, Cartola encontrou relativo sucesso. Chegou a montar um restaurante com sua esposa – o Zicartola – de pouca duração, mas que atraiu a atenção de outros compositores, intérpretes e o pessoal da Bossa Nova que estava iniciando. Nara Leão, por exemplo, gravou “O Sol Nascerá”.

Foi na década de 70, que ele interpreta suas composições em quatro LPs, conquistando o reconhecimento artístico e financeiro. Cartola passa, então a ser interpretado e respeitado pela qualidade e refinamento de sua obra, dentre elas “As Rosas Não Falam”¸ “Cordas de Aço”, “Quem Me Vê Sorrindo”, “O Mundo É Um Moinho”, entre outras.

As atividades do “Encontros com o Mito” são abertas a pessoas com idade a partir de 12 anos, sem a necessidade de inscrição de prévia. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723. (Divulgação/Secom)