Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Exposição ‘Terra Rasgada’ tem curador sorocabano

A mostra tem como objetivo levar o público a refletir sobre as relações dos conflitos e tensões territoriais existentes no interior paulista

25 de Julho de 2022 às 15:59
Inaiê Mendonça [email protected]
Obra 'Não há ouro aqui'.
Exposição ‘Terra Rasgada’ tem curador sorocabano. (Crédito: Divulgação)

O sorocabano Allan Yzumizawa é o curador da exposição Terra Rasgada, que tem como objetivo levar o público a refletir sobre as relações dos conflitos e tensões territoriais existentes no interior paulista. A mostra, com entrada gratuita, estará em cartaz no Espaço Marco do Valle, em Campinas, de 26 de julho a 27 de agosto.

As obras produzidas entre março e maio desse ano pelos artistas nascidos e/ou residentes em cidades do interior paulista, Jeff Barbatto, Lucas Souza, Marília Scarabello e Dani Shirozono, refletem a violência na cultura, no meio ambiente e nas relações entre a população local. Além da contextualização do interior de São Paulo, a mostra também traz o debate sobre problemáticas oriundas desde o processo colonizador no Brasil.

Para a exposição, o curador traz o conceito de tecnoesfera, termo criado pelo pensador e geógrafo Milton Santos para designar toda a estrutura de objetos técnicos desenvolvidos pela humanidade em um dado espaço e tempo. Segundo o curador, a exposição Terra Rasgada convida cada espectador a “pensar sobre as possíveis curas das feridas e rasgos contidos na terra, na produção de um espaço saudável e pensar em formas de criar redes de conexão para a troca”.

O projeto é realizado pela Secretaria de Economia Criativa de São Paulo, por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Estado (ProAC).

Serviço

A exposição Terra Rasgada ficará em cartaz entre 26 de julho a 27 de agosto, no Espaço Marco do Valle, na rua Dr. Quirino,1.856, no centro de Campinas. A entrada para o evento é gratuita e não é preciso fazer reserva de ingressos. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das, 9h às 12h.

O curador

O curador Allan Yzumizawa. -  Romulo dos Santos e Gabriel Camargo
O curador Allan Yzumizawa. (crédito: Romulo dos Santos e Gabriel Camargo)

O sorocabano Allan Yzumizawa é mestre em Artes Visuais pela Universidade de Campinas (Unicamp), pesquisador com apoio da instituição de pesquisa Capes. Ele também é cofundador da residência artística “Natural:mente”, na cidade de Itu. Atua como pesquisador de Arte Contemporânea escrevendo textos em revistas da área, além de atuar como curador e realizar exposições de arte em diversas instituições como Sesc, Macs, Fundação Marcos Amaro e Prefeitura de Sorocaba, entre outras. Segundo o curador da exposição Terra Rasgada, a ideia do projeto surgiu através de uma conversa com os artistas da mostra. "Decidi criar esse título por conta do nome de Sorocaba, que em tupi significa terra rasgada. A exposição tem esse nome justamente para discutir essa ferida na terra”.

 

Obra 'Uma inesgotável escavação'. - Divulgação
Obra 'Uma inesgotável escavação'. (crédito: Divulgação)
 Obra 'Espaços sagrados'.      - Divulgação
Obra 'Espaços sagrados'. (crédito: Divulgação)

(Inaiê Mendonça - programa de estágio)

Galeria

Confira a galeria de fotos