Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Oficina ‘Dom Quixote Entre Cartas’ acontece no dia 28 em Sorocaba

21 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Oficina gratuita sobre obra será na Biblioteca Municipal, no Alto da Boa Vista
Oficina gratuita sobre obra será na Biblioteca Municipal, no Alto da Boa Vista (Crédito: DANIELA NORONHA / DIVULGAÇÃO)

Educadores e estudantes podem participar, na próxima quinta-feira (28), das 14h às 17h, da oficina “Dom Quixote Entre Cartas”, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista. A atividade do programa de incentivo à leitura “Ler é uma viagem”, premiado pelo edital ProAC 24/2019, é gratuita e tem vagas limitadas, por isso é necessário se inscrever pelo link: bit.ly/DomQuixote2020.

A oficina é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e de Élida Marques Produções Artísticas e, na cidade, ocorre em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

O programa de incentivo à leitura realiza, desde 2003, sessões de leitura com música ao vivo, eventos e oficinas para formar mediadores de leitura e estimular o prazer da descoberta do texto entre crianças, jovens e adultos.

A oficina “Dom Quixote Entre Cartas” consiste em sessões de leitura com música ao vivo e apoio pedagógico, conduzidos por atores e educadores. Os participantes são convidados a viajar pelos caminhos fantásticos da literatura, acompanhados pela sutileza da música executada ao vivo. É uma performance de leitura compartilhada e escrita sensível, pensada para oferecer ao público a oportunidade de conhecer melhor o “espírito quixotesco” e de mergulhar nessa experiência como autor de suas próprias aventuras.

Escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes e publicado em 1605, “Dom Quixote” é um dos livros mais traduzidos da literatura universal, que influenciou, e influência até hoje, produções artísticas no mundo inteiro, sendo fonte de inspiração para criadores de outros gêneros artísticos e meios de expressão.

A obra conta a história de um fidalgo castelhano apaixonado por leituras que, de tanto ler livros de cavalaria, sente-se um cavaleiro valente e sai em busca de aventuras, transformando a realidade em que vive em um mundo muito mais interessante e desafiador.

Todos os participantes da oficina receberão certificado. A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo e-mail: [email protected]. (Da Redação com informações de Secom Sorocaba)