Buscar no Cruzeiro

Buscar

Luto no cinema

Morre o ator James Caan, de ‘O Poderoso Chefão’, aos 86 anos

08 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Caan interpretou o filho mais velho do chefão da máfia siciliana.
Caan interpretou o filho mais velho do chefão da máfia siciliana. (Crédito: CHRIS DELMAS / AFP)

O filho do chefe morreu. Intérprete de Sonny Corleone, filho de Don Vito, James Caan incorporou a violência do mais velho dos irmãos de “O Poderoso Chefão”, clássico filmado por Francis Ford Coppola baseado no romance homônimo de Mario Puzo. A informação foi publicada pela família de Caan no Twitter na noite de quarta-feira (6), ele tinha 86 anos.

Caan começou sua carreira na televisão e, ainda na década de 1960, começou a parceria com Coppola em Caminhos Mal Traçados (1969), para encarnar, três anos depois, o filho mais velho do chefão da máfia siciliana. O papel rendeu uma indicação ao Oscar pela performance no primeiro filme da franquia.

Nascido em Nova York, a primeira indicação de peso do ator foi o Globo de Ouro no western “The Glory Guys”, de 1962, pelo papel de Anthony Dugan. A década de 1960 foi prolífica, tendo o ator participado de dez longas naquele período.

Com uma carreira longeva, Caan é relembrado também pelo papel do escritor Paul Sheldon, do filme “Louca Obsessão” (1990), onde contracenou em Kathy Bates, a maluca que confina o autor em um chalé isolado depois de um acidente de carro.

Em 1999, o ator trabalhou com Hugh Grant, em “Mickey de Olhos Azuis”, comédia romântica, em um papel que tinha o efeito de easter-egg (ele fez uma paródia de mafioso). Seu último trabalho foi em 2017, na comédia “Undercover Grandpa”, como o avô protagonista. (Da Redação com Estadão Conteúdo)