Buscar no Cruzeiro

Buscar

Férias escolares

Julho tem atividades especiais para as crianças no Sesc Sorocaba

Contação de história e rodas de música são opções

02 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Espetáculo circense com Painé Santamaria,
Espetáculo circense com Painé Santamaria, "A Louca das Frutas" será no dia 10. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O mês de férias escolares tem diversas atividades para as crianças no Sesc Sorocaba. Julho terá narração de histórias, brincadeiras, cinema, jardinagem para crianças, vivências sensoriais para bebês e espetáculo circense estão entre as atividades da primeira quinzena do mês. Muitas atividades são gratuitas. Julho também terá o projeto “Chorandinho”, com apresentações gratuitas aos domingos. A programação conta com grupos convidados que apresentam o choro de diversas formas, instrumental ou cantado, por meio de abordagens mais tradicionais ou releituras modernas, com elementos jazzísticos e instrumentos incomuns (veja matéria abaixo).

A programação infantil começa neste sábado (2) com rodas de música e cantigas em família com a Cia Pé de Brincadeira. Voltada para crianças de até três anos, os participantes tocam e cantam juntos, interagindo com objetos sonoros presentes em uma instalação sensorial inspirada no movimento musical do mestre Hermeto Pascoal. A atividade gratuita será das 10h30 ao meio-dia. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.

O espetáculo circense “A Louca das Frutas” apresenta música, malabarismo e equilibrismo executados com objetos não convencionais. Na apresentação, Painé Santamaria, malabarista, palhaça e musicista argentina, faz malabarismo com maçãs, equilibrismo de melancias e abacaxis. A apresentação acontece dia 10, um domingo, às 16h, no Teatro da unidade e os ingressos custam de R$ 7,50 a R$ 25,00 (inteira). Grátis para crianças até 12 anos, mas é necessário apresentar ingresso. As vendas on-line estão disponíveis em sescsp.org.br/sorocaba. Já as vendas presenciais acontecem na Central de Atendimento. Classificação livre para todas as idades.

Narração de histórias

Neste sábado (2), às 16h, haverá narração de histórias com Cantando um Conto que apresentará “Pedro Malasarte e a Sopa de Pedra”. De origem humilde, o astuto herói popular é cheio de artimanhas. Sempre leva a melhor diante dos poderosos, avarentos, orgulhosos ou vaidosos. No conto popular, Malasartes promete abrir a mão da senhora mais avarenta da cidade. Com fome, ele pede ajuda para a “dona véia”, que apesar de possuir muita comida, não pretende dividir com Malasartes. Diante da rejeição, ele pede uma panela para fazer uma incrível sopa de pedra. A apresentação é gratuita e acontece na Área de Convivência da unidade. A classificação é livre para todas as idades.

Na terça-feira (5), até dia 27, sempre às terças, as crianças de 7 a 12 anos, serão convidadas a vivenciar jogos teatrais e de improvisação no Teatro de Brincar, com a arte-educadora Fernanda Brito Rodrigues. A atividade será das 14h às 16h. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. 

‘Chorandinho’ começa no domingo (3)

O choro será destaque no Sesc Sorocaba com shows gratuitos aos domingos do mês de julho. O projeto “Chorandinho” começa no domingo (3) com grupos convidados que apresentam o choro de diversas formas, instrumental ou cantado, por meio de abordagens mais tradicionais ou releituras modernas. As apresentações acontecem sempre às 17h na Área de Convivência da unidade. A classificação é livre para todas as idades.

No domingo (3), quem se apresenta é Richard Ferrarini e Grupo com o show “Reminiscências”. Ferrarini convida o público para uma viagem histórica pela música. Partindo do período de transformação do Brasil colônia em um país com identidade própria, Richard e grupo apresentam um repertório que passeia por composições de nomes como Callado, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, chegando a Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Severino Araújo, K-Ximbinho, Jacob do Bandolim e Garoto.

No próximo domingo (10) o show fica por conta de Junior Alves Quinteto. No dia 24 o grupo Regional da Vila apresenta “Choro: do Tradicional ao Contemporâneo” e o Coisa da Antiga encerra o projeto, no dia 31, com “Choros e Sambas da Época de Ouro do Rádio”. O grupo executa clássicos do choro, como “Carinhoso” de Pixinguinha e “Teco-teco”.

O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555. A programação completa para o mês de julho, assim como os horários e ingressos, podem ser obtidos no sescsp.org.br/sorocaba. Outras informações pelo (15) 3332-9933. (Da Redação)