Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Tom Zé lança ‘Língua Brasileira’ álbum com dez canções inéditas

26 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Novo trabalho do cantor baiano já está nas plataformas digitais.
Novo trabalho do cantor baiano já está nas plataformas digitais. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Cinco anos depois de seu trabalho mais recente, chamado “Sem Você Não A”, com letras de Elifas Andreato, Tom Zé está lançando um novo disco. Ele se chama “Língua Brasileira”, sai pelo Selo Sesc e traz 11 canções de autoria do artista baiano da cidade de Irará. As músicas foram feitas originalmente para um espetáculo teatral de mesmo nome, dirigido por Felipe Hirsch, que estreou em janeiro no Sesc Consolação. Hirsch assina também a direção artística do álbum, que tem ainda como produtores Daniel Ganjaman e Daniel Maia. Os shows de lançamento serão nos dias 9 e 10 de julho, no Sesc Vila Mariana. O disco já está nas plataformas digitais desde sexta-feira, 24, e saiu também no formato físico, em CD.

Tom Zé conta, já em um texto de divulgação do álbum, a “importância de outras culturas para a formação e a construção da língua portuguesa em terras brasileiras”: “Foram dois anos de trabalho, de domingo a domingo, com Daniel Maia sempre a meu lado, fazendo um esboço imediato de arranjo, que nos permitia calcular o futuro alcance da música”. E segue: “E assim chegamos, com leves arranhões, a este disco com gravações inéditas, que passamos aos vossos ouvidos. Nós nos orgulhamos da língua cantabile e melodiosa que falamos no Brasil. As averiguações mostram que herdamos isso de uma antiga língua africana e negra: o quimbundo. Falamos, com pouso nas vogais, uma língua quase cantada, em vez daquelas consoantes acentuadas preferidas em Portugal”.

O repertório reflete a pesquisa do compositor. “Hy-Brasil Terra Sem Mal”, a música que abre o álbum, é, como explica o texto de divulgação, “inspirada na crença tupi-guarani da Terra Sem Mal e na mitológica ilha que figura na cultura celta, denominada Hy-Brasil: uma porção de terra ao nome do Oceano Atlântico que passaria períodos cíclicos de sete anos oculta sob grossa neblina, revelando-se aos olhos dos navegantes por um único dia, porém se mantendo sempre inalcançável às embarcações”.

O álbum traz ainda a canção “Língua Brasileira”, com participação especial de Maria Beraldo, lançada originalmente em 2003, no disco “Imprensa Cantada”, a única não inédita do projeto. As outras são “Unimultiplicidade”, “Gênesis Guarani”, “Metro Guide”, “Índio Desliga Jaraguá”, “A Língua Prova Que”, “San Pablo, San Pavlov”, “San Paulandia”, “Clarice” e “Os Clarins da Coragem”. (Da Redação com Estadão Conteúdo)