Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Concerto gratuito dá início à Temporada Artística da Fila

Apresentação será dia 2, com inauguração do Instituto Assec

25 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Apresentação será no Teatro Municipal sob regência de Denis Vieira.
Apresentação será no Teatro Municipal sob regência de Denis Vieira. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A partir de julho a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba (Fila Sorocaba), mantida pela Associação de Eventos Culturais (Assec), iniciará a sua 26ª Temporada Artística, com 15 apresentações, 10 ensaios didáticos, 5 oficinas de músicas, todos abertos ao público.

O lançamento da nova temporada artística será realizado em 2 de julho, um sábado, às 20h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), em Sorocaba, sob a regência de seu maestro titular e diretor artístico, Denis Vieira. A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.

No programa constam músicas clássicas, rock e MPB, como: “Mas Que Nada”, “Colors of the Wind”, “Rock Master Pieces”, “Caravan”, “Viva la Vida”, “Radetzky March”, “Soul Bossa Nova”, entre outras.

As atividades serão reiniciadas com muitas novidades, como a abrangência das apresentações e ensaios didáticos da Orquestra para as cidades de Votorantim, Piedade, Capela do Alto e Araçoiaba da Serra. Assim, além de levar a música sinfônica de qualidade a outras cidades além de Sorocaba, a Fila também inicia um trabalho didático efetivo para a formação de novas plateias em cidades que integram a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Nesta temporada, a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba contará com intérprete de Libras e programas impressos no sistema Braille, a fim de permitir que seu conteúdo tenha os sentidos ampliados para pessoas com deficiência visual e auditiva, além de contar com assessoria para pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto é realizado por meio de parcerias firmadas com o Governo Federal (Lei Ruanet), Governo do Estado de São Paulo (Proac), com as Prefeituras de Sorocaba (Secult) e Votorantim, bem como as empresas Metso Autotec, Iharabras, Coc Santa Rosália, e o SMetal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 15 997711366 (Whatsapp).

Instituto de Artes

Outra novidade é a criação do Instituto de Artes da Assec, que vai oferecer cursos de iniciação musical e de diversos instrumentos populares e eruditos, além de aulas de teatro e dança. O Instituto será lançado também no dia 2 de julho, durante o Concerto de Abertura da Fila. O objetivo da entidade é desenvolver a cultura na região. A Assec ofertou no ano de 2021 mais de 1300 horas/aulas na área de música, como violino, viola, regência orquestral, entre outras. (Da Redação)

Serviço:

Concerto da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba
Data: 02/07/2022
Local: Teatro Municipal Teotônio Vilela
Horário: 20h
Ingressos: Gratuito
Informações: 15 997711366 (Whatsapp)