Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Biografia do professor Aldo Vannucchi será lançada nesta sexta (24)

A obra da jornalista, escritora e advogada Ana Diniz retrata a infância, formação, sacerdócio e momentos marcantes da vida do educador

23 de Junho de 2022 às 00:01
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Livro contra a história do educador Aldo Vannucchi
Livro contra a história do educador Aldo Vannucchi (Crédito: Paulo Ribeiro/ Arquivo/ Uniso)

O livro “Aldo Vannucchi O Legado de um Educador” será lançado amanhã (24), no Gabinete de Leitura Sorocabano, às 19h. A obra da jornalista, escritora e advogada Ana Diniz conta a história do educador e homenageia todos que têm a oportunidade de conviver com Vannucchi.

Na entrevista à rádio Cruzeiro FM, a escritora contou de onde veio a inspiração e os detalhes de produção da obra “Em 2014, era estudante de Jornalismo e precisava escolher um tema para o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Precisava de histórias, algo que conectasse pessoas e tratasse temas como cultura, religião, política e filosofia. A única pessoa que eu conhecia e tratava tão bem todos esses aspectos era o professor Aldo Vannucchi. Entrevistei mais de 25 pessoas de 2014 a 2021, gravadas em áudio e vídeo, e também pedi várias autorizações, entre elas, do jornal Cruzeiro do Sul, para ter acesso ao arquivo que retrata seis décadas de histórias em Sorocaba e região”, conta.

Livro sobre Vannucchi será lançado no Gabinete de Leitura. - DIVULGAÇÃO
Livro sobre Vannucchi será lançado no Gabinete de Leitura. (crédito: DIVULGAÇÃO)

A obra retrata a infância, formação, sacerdócio e momentos marcantes da vida do educador, como sua prisão durante a ditadura militar, a morte do sobrinho no mesmo período, a criação do Colégio Dom Aguirre e da primeira universidade de Sorocaba. “Vannucchi sempre se preocupou com as minorias também. Ele trouxe o programa ‘Sorocaba sem analfabetos’, que hoje é um programa de educação de jovens e adultos o Proeja com 10 núcleos na região de Sorocaba e já formou mais de 26 mil pessoas. Criou também a Cooperativa de Material Reciclável de Sorocaba. É uma figura que sempre olhou para o próximo. Ele é um sonhador e concretizador de sonhos”, completou.

Autora é a jornalista e advogada Ana Diniz. - DIVULGAÇÃO
Autora é a jornalista e advogada Ana Diniz. (crédito: DIVULGAÇÃO)

O Gabinete da Leitura Sorocabano está localizado na rua Coronel Benedito Pires, 21, Centro. Os livros podem ser adquiridos no evento de lançamento e por meio do site que será divulgado na sexta-feira (24). O evento é aberto ao público e destinado às pessoas que se interessam por história, educação, filosofia e política. “O professor Aldo estará lá (no lançamento), hoje ele tem 94 anos e continua escrevendo. É uma pessoa que continua trabalhando, apaixonado pelas palavras, então ele também vai dar seu depoimento e vai ser um momento muito especial”, finaliza a escritora. (Virginia Kleinhappel Valio)