Cultura
Secult produz cinco filmes sobre a cultura popular de Votorantim
Serão cinco produções e a população da cidade está convidada a colaborar com imagens de acervo
Estão em produção cinco filmes curtas-metragens, em linguagem de documental, sobre movimentos culturais populares realizados em Votorantim. As produções, dirigidas pela jornalista Luciana Lopez, que também idealizou a iniciativa, serão realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim (Secult), por meio do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim.
O projeto, intitulado “Mobilizadores da Cultura Popular em Votorantim”, contempla cinco documentários sobre os seguintes movimentos culturais: Caminhada da Penha, Quadrilha Junina do Grupo da Terceira Idade Unidos do Sesi, Folia do Divino Espírito Santo, Teatro Campal da Paixão de Cristo do Parque Jataí e Desafio de Cururu. Cada vídeo retratará um dos movimentos culturais descritos.
A proposta é que cada documentário traga um resgate com fotos e vídeos de arquivos dessas ações culturais, bem como relatos de seus mobilizadores. “Os registros e documentações dessas ações são importantes para a valorização, preservação e difusão da cultura popular, e, assim, do patrimônio histórico imaterial da cidade de Votorantim, através da linguagem audiovisual”, explicou a diretora Luciana Lopez.
Os cinco vídeos serão disponibilizados ao público na TV Votorantim, no Facebook, no Youtube e ainda serão distribuídos para escolas públicas do município. As exibições estão previstas para abril e maio de 2023. Depois, também serão veiculados em dezenas de emissoras de TV comunitárias de todo o País e ainda pelo canal COM Brasil, via satélite. “Pretendemos divulgar a cultura de Votorantim para todo o Brasil. Será uma homenagem que faremos para todos os mobilizadores que mantêm nossa cultura viva sem depender de ações governamentais”, fala Luciana.
Quem tiver fotos ou vídeos antigos ou até mesmo mais recentes sobre uma das cinco manifestações culturais realizadas em Votorantim, pode colaborar voluntariamente com o projeto. Mais informações pelo WhatsApp (15) 99119-9019 ou no e-mail para [email protected]. (Da Redação)