Cultura
Mostra de Videodança começa nesta terça (7) no Sesc Sorocaba
"Memória de um futuro" é tema do evento que tem atividades presenciais, on-line e exibição de longas
A “Mostra de Videodança: Memória de Um Futuro” começa hoje no Sesc Sorocaba e segue até 12 de junho. A programação conta com a exibição de trabalhos locais, nacionais e internacionais, projetados no teatro e exibidos no salão da unidade. Com curadoria de Isis Gasparini, pesquisadora na área da Dança e Artes Visuais, e produção da Tomar Corpo, o evento aborda temas sobre um futuro incerto, um presente delirante e um passado que parece se repetir ao longo da história. Gasparini participa hoje da abertura oficial da Mostra.
Pensados dentro de uma noção expandida de videodança, os trabalhos têm sempre corpo-câmera-movimento como condutores e serão agrupados em três programas de exibição: Corpo Memória, Corpo Trajeto e Corpo Potência.
Junto à programação estão longa metragens que enfatizam um olhar para a dança a partir do cinema (e vice-versa), lançamento de livro, roda de conversa e uma instalação. As obras, segundo a organização, introduzem ao público a memória de um futuro, e se apresentam, por si mesmas, de forma cíclica, contínua, delineando uma espécie de tempo em estado de suspensão.
“Buscamos colocar em relação obras de diferentes circuitos e materialidades, principalmente produzidas em anos recentes, mas com algum espaço para revisitar produções realizadas há mais de uma década e que, no entanto, se renovam por identificações diversas com o presente”, afirma Isis Gasparini.
No conjunto das obras que serão exibidas, o intuito é apresentar uma polifonia de vozes que se somam em suas variadas formas, fazeres, saberes e corpos, e que produzam uma escuta que reverbere afeto e poesia. “No contexto atual, pós-com pandemia, permeados por um estado de incertezas, de delírio esperança, a potência do vídeo e dos corpos é mostrada como lugar de expressão, de afirmação e reivindicação de um porvir mais apaziguado”, finaliza.
Programação
A abertura do evento acontece hoje, às 19h com um bate-papo com Isis Gasparini, e na sequência exibição do programa “Corpo Memória”. As vagas são limitadas e a participação é gratuita. A apresentação deve durar entre 25 a 30 minutos e é necessário que os ingressos sejam retirados com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento da Unidade. Entre os dias 14 e 19 deste mês, a atividade será exibida on-line no YouTube do Sesc Sorocaba.
A Mostra contará com uma instalação de obras audiovisuais no salão do teatro do Sesc. Serão exibidas quatro obras em vídeo, apresentadas em loop, além de uma intervenção com lambe-lambes e pequenas imagens acompanhadas de QR Codes para ativação de videodanças via smartphones. A visitação, que começa hoje, estará disponível até dia 12, de terça a sexta, das 9h às 21h30; sábado e domingo, das 10h às 18h30. A entrada é gratuita e a indicação livre.
Para quem gosta de bate-papo, no sábado (11), às 18h, será realizado o “Videodança: encontro com artistas do corpo e da imagem em movimento”. Com mediação de Thiago Alixandre, coreógrafo, diretor, bailarino, a roda de conversa é destinada a artistas participantes e não-participantes da mostra, que se interessem por partilhar e discutir a produção recente em dança e audiovisual. A atividade gratuita promove uma reflexão sobre o contexto atual de produção, seus campos de ação, difusão e o cenário geral. Os interessados devem retirar os ingressos com 1 hora de antecedência.
O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555. A programação completa pode ser conferida por meio do site www.sescsp.org.br/mostra-de-videodanca. (Da Redação)