Buscar no Cruzeiro

Buscar

Memória Ferroviária

Exposição ‘Ouro Verde 80 anos’ começa terça (7)

Serão 28 painéis distribuídos nos carros da composição. Mostra gratuita fica aberta ao público até 10 de setembro

04 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Exposição começou a ser montada em 2021 e é realizada dentro do Trem Ouro Verde.
Exposição começou a ser montada em 2021 e é realizada dentro do Trem Ouro Verde. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária abre na próxima terça-feira (7), no Centro de Memória Ferroviária - Estação Paula Souza, em Sorocaba, a exposição EFS Ouro Verde 80 Anos. A mostra gratuita ficará aberta ao público até 10 de setembro, podendo ser visitada às quintas e sextas-feiras das 14h às 19h e aos finais de semana e feriados das 10h às 18h.

São 28 painéis montados dentro da maior atração da mostra, que é o próprio Trem Ouro Verde, o primeiro da Sorocabana a ser construído em aço e responsável pela ligação ferroviária entre São Paulo, Sorocaba e Assis, chegando posteriormente a Presidente Epitácio.

Cada um dos cinco carros de passageiros construídos na Alemanha, em 1937, pela Linke-Hofmann-Werke, compõe um ambiente diferente. São cinco “estações”, que abordam diferentes momentos do Ouro Verde e do transporte ferroviário de passageiros no Estado como um todo: “Raízes” (carro Bagagem-Correio), “Luxo” (1ª Classe), “Declínio” (2ª Classe), “Agonia” (Dormitório-Salão) e “Renascimento” (Restaurante). O resultado é uma área visitável de quase 100 metros de comprimento, pela qual se pode inclusive “viajar” pelas cidades por onde o trem passava.

A ação é viabilizada por intermédio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC ICMS) com apoio das empresas Votorantim Cimentos, Sorocaba Refrescos, Rumo Logística e Unniroyal.

Trabalho de montagem

O Ouro Verde foi o primeiro da Sorocabana a ser construído em aço. - DIVULGAÇÃO
O Ouro Verde foi o primeiro da Sorocabana a ser construído em aço. (crédito: DIVULGAÇÃO)

A montagem da exposição começou em 2021, com as operações de transporte dos cinco veículos ferroviários, cedidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e que estavam em diferentes locais do Estado. Posteriormente, foram executados os trabalhos de higienização e estabilização de corrosões. O projeto contempla, ainda, a digitalização de 1,2 mil desenhos técnicos fornecidos pela indústria ferroviária alemã à Estrada de Ferro Sorocabana quando da aquisição do trem e que subsidiarão, além da mostra temporária, futuros projetos de restauração dos cinco veículos; a realização de um ciclo de palestras, para o qual está sendo montado um auditório dentro de um dos carros; ações de educação patrimonial com alunos de escolas de Sorocaba; e a divulgação do conteúdo da exposição e de extras no site www.mpfsorocabana.org.br/ouroverde/.

Com a ação, o coordenador geral do projeto, Eric Mantuan, espera reforçar a mensagem da necessidade de preservação material de elementos representativos da ferrovia paulista. “Disperso e abandonado à própria sorte por 20 anos, o Ouro Verde por muito pouco não desapareceu. Reunido novamente, e agora salvo, ele volta a estar acessível à população, ganhando uma nova função cultural”, observa. Do ponto de vista patrimonial, para Rafael Prudente Corrêa, coordenador técnico e curador da mostra, “o projeto EFS Ouro Verde 80 Anos é um marco na preservação da memória ferroviária paulista por salvaguardar o primeiro trem de aço de bitola de 1 metro do Estado, preservando cinco entre os seis tipos de veículos que formavam a composição.”

Pelo valor tecnológico, cultural e social do Trem Ouro Verde para a história da ferrovia em São Paulo, as ações foram submetidas ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), que autorizou as operações logísticas e a realização do projeto. (Da Redação)

Serviço

Exposição EFS OURO VERDE - 80 ANOS
Quando: De 7/6 a 10/9 . Às quintas e sextas-feiras das 14h às 19h e aos finais de semana e feriados das 10h às 18h
Entrada gratuita
Local: Centro de Memória Ferroviária / Estação Paula Souza (Rua Dr. Paula Souza, nº 420 - Centro - Sorocaba/SP)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos