Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

BuZum! apresenta teatro sobre lendas indígenas em Sorocaba

Espetáculo terá sessões nos dias 28 e 30, no Parque das Águas e CEI 22

24 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cia Buzum! usa os bonecos para levar a cultura brasileira às crianças.
Cia Buzum! usa os bonecos para levar a cultura brasileira às crianças. (Crédito: JULIANA CHRISTÃO / DIVULGAÇÃO)

A cia. BuZum! de espetáculos chega a Sorocaba com o teatro de bonecos “Curumim”, uma homenagem às lendas indígenas e à cultura popular. As apresentações serão realizadas nos dias 28 e 30 de maio, com sessões no Parque das Águas e no CEI 22, respectivamente. A iniciativa é da Secretaria Especial da Cultura Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e pelo Instituto CCR, no trecho da CCR ViaOeste.

O espetáculo “Curumim” é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação que mantém com a fauna e flora brasileira. Segundo as crenças, tanto as plantas quanto os animais possuem os seus protetores que inspiram a todos, e os índios sabem muito bem disso.

“Nós escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’, essa raiz tão brasileira, tão presente na nossa culinária, e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas, porque é algo inerente a nossa cultura popular”, explica Mariane Gutierrez, diretora de Produção do projeto.

A história, encenada por atores profissionais, conta que há muitos anos existia uma aldeia dentro de uma floresta onde todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver. Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram então o nome de Mani Oca, que virou a mandioca, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.

No sábado (28) serão quatro sessões no Parque das Águas, às 12h30, 13h30, 14h30 e 15h30. O parque fica no Jardim Abaeté. Na segunda-feira (30), o espetáculo será apresentado no Centro de Educação Infantil (CEI 22) Dr. Victor Pedroso, no bairro Jardim Betânia. Serão quatro sessões no período da manhã (9h30, 10h10, 10h50 e 11h30) e outras três à tarde (13h30, 14h10, 14h40). No CEI, cada apresentação é para até 50 pessoas com classificação etária de 3 a 11 anos.

O projeto

Desde fevereiro, a cia. BuZum! já está na estrada onde, em 2022, para levar arte e cultura que compõem um universo rico de personagens que ganham vida própria em cada espetáculo, o teatro de bonecos. Ao todo, sete Estados do país receberão a cia. BuZum! ao longo do ano, com apresentações dos espetáculos “Caipira”, “O Grande Perigo”, “Floresta Viva” e o “Curumim”. Por meio do projeto, a companhia fará aproximadamente mil apresentações em um total de 141 dias, para um público estimado de 50 mil pessoas.

Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completará 12 anos de experiências e com motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 Estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. O trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores. (Da Redação)