Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Semana do Brincar e teatro são atrações para as crianças

Atividades gratuitas terão oficinas, vivências e intervenções artísticas

21 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
No Sesc Sorocaba, programação conta com apresentações do grupo Festa de Rei.
No Sesc Sorocaba, programação conta com apresentações do grupo Festa de Rei. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Os próximos dias serão agitados para os pequenos que têm opções de atividades para hoje (21), amanhã (22) e durante o restante da semana. No Sesc Sorocaba a programação faz parte da Semana Mundial do Brincar, realizada pelo Sesc São Paulo em todo Estado. Amanhã, o Shopping Cidade também tem programação gratuita e oferece aos pequenos a peça teatral “Cachinhos Dourados”, que será apresentada na praça de alimentação.

Este ano a Semana Mundial do Brincar tem como tema Confiar na Força do Brincar. Entre hoje e até o dia 29 de maio o projeto, que tem a idealização da Aliança pela Infância, vai levar atividades para 34 unidades do Sesc na capital, litoral e interior do Estado. Serão dezenas de atividades gratuitas, entre vivências, oficinas, debates, intervenções, recreações, apresentações e bate-papos nos quais adultos podem refletir sobre o tema e junto com as crianças explorar as possibilidades do brincar.

Em Sorocaba o grupo Festa de Rei vai fazer intervenções artísticas com música e brincadeiras culturais. As crianças serão convidadas a entrarem no universo de cantigas de roda e versos tradicionais na cultura popular brasileira. Esta atividade, que é gratuita e livre para todas as crianças, começa às 16h, no Espaço de Convivência da Unidade. No domingo (22) será a vez das crianças conhecerem as brincadeiras quilombolas e rurais. Atividade que será dada também pelo grupo Festa de Rei, entre as 14h e 15h, no Espaço de Exposições. A participação é gratuita e livre para as crianças de até seis anos.

Na terça-feira (24), das 16h às 18h, será ministrada a oficina gratuita “Peixinho Voador”, para crianças de 4 a 6 anos. Ministrada pelo educador do programa Alan Pablo, a atividade acontece no Espaço de Brincar. Para a confecção do peixinho, as crianças usarão papéis, fitas coloridas e jornais.

Para fechar a programação de Sorocaba na Semana do Brincar, na quarta-feira (25), será realizado o Cinedebate: Terreiros do Brincar, com bate-papo e brincadeiras que terão como ponto de partida a exibição do filme “Terreiros do Brincar”. O filme retrata a participação de crianças em vários grupos de manifestações populares em quatro Estados brasileiros e a sua relação com um brincar coletivo, intergeracional e sagrado. O debate terá a participação de Aretha Felício, diretora na rede municipal, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Escolar e Educação das Relações Étnico-raciais e Fabiano Maranhão, assistente técnico da Gerência de Programas Sociais do Sesc, mestre em Educação, especialista em brincadeiras africanas e afro-brasileiras. As vagas são limitadas, pois a atividade será no teatro da unidade, das 19h às 21h. É necessário retirar os ingressos gratuitamente com um hora de antecedência na Central de Atendimento. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555. Mais informações pelo (15) 3332-9933.

Teatro gratuito

Amanhã (22), o teatro "Cachinhos Dourados" é uma das opções para os pequenos. - DIVULGAÇÃO
Amanhã (22), o teatro "Cachinhos Dourados" é uma das opções para os pequenos. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Amanhã (22), os pequenos também têm como opção o teatro “Cachinhos Dourados”, que será apresentada, às 16h, gratuitamente, na praça de alimentação do Shopping Cidade Sorocaba, que fica na zona norte.

Cachinhos é apaixonada por música e pelos sons que os bichos fazem. Um dia, tomada pela curiosidade, foi atraída por uma música muito boa de se ouvir. Ao entrar na casa, deparou-se com três instrumentos musicais nunca antes tocados. Ela, uma verdadeira apaixonada por músicas, resolveu experimentá-los.

O primeiro instrumento ela derrubou pela falta de experiência. Ao manusear o segundo, deixou cair em cima uma tigela de mingau e o estragou. Quando começaria a tocar o último, tomou um baita susto! A dona da casa havia chegado! E agora? Como Cachinhos Dourados vai se safar dessa? Clássico de 1837 e criada pelo autor e poeta inglês Robert Southe, a história será apresentada pela Cia Arte & Manhas. O espetáculo conta com trilha sonora especialmente produzida pela montagem e figurinos artesanais. O shopping fica na avenida Itavuvu. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos