Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

1º FestiRua acontece neste fim de semana no Parque das Águas

1º FestiRua de Sorocaba começa amanhã (21) com apresentações gratuitas

20 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Entre sábado e domingo, artistas apresentarão arte circences de rua.
Entre sábado e domingo, artistas apresentarão arte circences de rua. (Crédito: NATASHA AMARAL / DIVULGAÇÃO)

Apresentações circenses de rua vão tomar conta do Parque das Águas este final de semana. Começa amanhã (21), a partir das 16h, o 1º FestiRua de Sorocaba, que tem entrada gratuita e segue até domingo (22). O evento tem como objetivo principal ampliar e divulgar essa modalidade de arte. A organização do festival, que tem apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura (Secult), é uma iniciativa dos artistas circenses Paulo Galindo (Palhaço Fusquinha), Samir Jaime (Palhaço Berinjela Trakinas), Adriana Techera e Alexandre Malhone. “Entendemos que a criação deste festival é uma oportunidade de fomentar cada vez mais a linguagem na região, buscando marcar espaço dentro das atividades culturais da cidade, pensando em futuramente, se tornar parte do calendário do município”, comenta Paulo Galindo idealizador do projeto.

O evento será aberto com o “Show da Drika”, no sábado (21), às 16h30, reunindo malabares, bambolê, acrobacias aéreas, mágicas e melodias alegres, que contagiarão os espectadores. Apresentados pela artista argentina independente Adriana Techera, esses números solos carregam a experiência de 12 anos em festivais de circo e teatro. Com seus aparelhos e uma mala, Adriana consegue cativar o público e deixar a vivência emocionante.

Às 17h40, Ale Malhone, integrante do Circo-Teatro Guaraciaba, um grupo com mais de 75 anos de história e tradição, traz o espetáculo “O Céu e a Lona”. O show apresenta um palhaço sem circo, que usa a rua como seu picadeiro, mostrando a todos que sua principal habilidade é o fracasso.

Domingo

Já, no domingo (22), às 16h30, o Palhaço Berinjela Trakinas, integrante dos grupos Nativos Terra Rasgada e Núcleo Aclowndemia de Palhaçaria, apresenta o espetáculo “O Grande Pequeno Circo”. O artista, que também é ator, reúne 20 anos de arte de rua, tendo se apresentado em diversos estados do País. A performance convida o público a abrir a mente e a soltar a imaginação, mostrando que, em uma pequena lona, a magia do circo já pode acontecer, com muito mistério, enigmas e surpresas.

Para encerrar, às 17h40, o Palhaço Fusquinha, que conta com 17 anos de vivências artísticas, encanta o público com o show “Otovinu”. Integrante da Cia 2 e Meio, em paralelo ao seu trabalho solo, Fusquinha já se apresentou em sete Estados brasileiros, além de na Bolívia, Argentina, Espanha e Portugal. O espetáculo traz variedades de circo, porém, sem a lona, ou seja, na rua e somente com seus números cômicos, virtuosos e picaretas, como malabarismo, mágicas, acrobacias e palhaçadas.

O Palhaço Chungo Malungo, interpretado pelo venezuelano Antônio Mendoza, estará presente nos dois dias do FestiRua, desenvolvendo intervenções entre uma apresentação e outra. Com 20 anos de trajetória, o artista carrega grande repertório de espetáculos, que já passaram pela Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Cuba e Brasil.

O Parque das Águas está localizado na rua Antônio Joaquim Santana, 714, no Jardim Abaeté. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram do festival: https://www.instagram.com/festiruasorocaba/. (Da Redação com Secom Sorocaba)