Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Porto Feliz recebe sessão gratuita de cinema nesta quinta (5)

03 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Projeto CineSolarzinho traz filme para o público infantil em praça da cidade.
Projeto CineSolarzinho traz filme para o público infantil em praça da cidade. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, que chega nesta quinta-feira (5) em Porto Feliz, com atividades culturais gratuitas para a população. A partir das 19h, haverá sessão de curtas-metragens infantis, e às 20h será exibido o filme “Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano”. As duas apresentações serão na Praça da Matriz de Porto Feliz.

Na sessão, que têm entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público também pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Os infográficos, a iluminação e a decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma - são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

O CineSolar - que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil faz parte da Rede Brazucah - é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

O evento conta com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e daa Prefeitura de Porto Feliz. O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas. (Da Redação)

Serviço:

CineSolarzinho
“Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano”
Dia: 5/05, a partir das 19h
Entrada: gratuita
Local: Praça da Matriz Rua José Bonifácio, 236 - Porto Feliz/SP
(Em caso de chuva: CEMEX/ Rod. Marechal Rondon)