Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Orquestra Bachiana Filarmônica fará concerto em São Roque

Apresentação terá como regente o maestro João Carlos Martins

01 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Maestro João Carlos Martins comanda concerto gratuito na cidade.
Maestro João Carlos Martins comanda concerto gratuito na cidade. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Sob a regência do famoso maestro João Carlos Martins, a Orquestra Bachiana Filarmônica fará um concerto gratuito no próximo sábado (7), às 20h, no Recanto da Cascata, em São Roque.

Mantida pelo SESI-SP e sob a direção do maestro João Carlos Martins, a Orquestra Bachiana Filarmônica conta com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky, entre outros grandes autores, trazendo o melhor da música clássica numa apresentação que já esteve presente nas mais importantes salas de concerto do Brasil e também no exterior.

Considerada a maior orquestra da iniciativa privada do Brasil, o grupo conta com 65 músicos, sendo formado por alguns dos melhores profissionais brasileiros e por jovens que já são destaque no universo das sinfonias eruditas.

Com o objetivo de democratizar a música clássica no país, a orquestra tem levado seu talento para diversas cidades do Brasil e agora chega a São Roque, num espetáculo que tocará o coração de todos.

A Bachiana Filarmônica fez seu primeiro concerto em 2004 na prestigiada Sala São Paulo. Com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky, dentre outras, a orquestra gravou as Suítes Orquestrais de Bach, que são obras precursoras das grandes sinfonias compostas nos séculos seguintes.

Em 2006, o maestro João Carlos Martins fundou a Orquestra Bachiana, e em 2009 as duas orquestras fundiram-se, formando a Bachiana Filarmônica SESI-São Paulo, um grupo composto por alguns dos melhores profissionais brasileiros, e de jovens que se destacaram sobremaneira no universo da música clássica no Brasil.

Já o maestro João Carlos Martins ocupa um lugar ímpar no cenário musical brasileiro, tendo sido considerado um dos maiores interpretes de Bach do século XX pela crítica internacional, do qual registrou a obra completa para teclado. Martins nasceu em São Paulo, no dia 25 de junho de 1940, e iniciou seus estudos de piano aos oito anos com o professor José Kliass, aos 13 iniciou a sua carreira no Brasil e aos 18 no exterior.

Seus concertos no Carnegie Hall, após a sua estreia aos 21 anos em apresentação patrocinada por Eleanor Roosevelt, sempre tiveram lotação esgotada. Suas gravações estiveram muitas vezes entre as mais vendidas e jornais como New York Times, Washington Post e Los Angeles Times sempre dedicaram reportagens entusiasmadas pela sua personalidade artística. Abandonou definitivamente os palcos como pianista no ano de 2002 por problemas físicos.

Em 2004 iniciou os seus estudos de regência. Apresentou-se com sucesso em Londres, Paris e Bruxelas como regente convidado, imprimindo em suas interpretações a mesma dinâmica que o fez quando pianista.

Atualmente, aos 81 anos, o maestro João Carlos Martins construiu uma sólida carreira com a sua Bachiana Filarmônica SESI-SP, a primeira orquestra brasileira a se apresentar em janeiro de 2007 no Carnegie Hall. (Da Redação)

Serviço:

Orquestra Bachiana Filarmônica
Maestro João Carlos Martins
Dia: 7/05, às 20h - gratuito
Recanto da Cascata
Av. Antônio Maria Picena, 34
Bairro Junqueira - São Roque