Carnaval 2022
Mancha Verde vence em SP e Grande Rio é campeã no RJ
Desfiles das escolas de samba em SP e no RJ ocorreram no último final de semana
As escolas de samba Mancha Verde, em São Paulo, e a Grande Rio, do Rio de Janeiro, foram as grandes campeãs do Carnaval 2022. As apurações dos desfiles das escolas de samba ocorreram ontem na capital paulista e também na capital fluminense. Em São Paulo, apuração das notas do desfile das escolas ocorreu no Sambódromo do Anhembi, na zona Norte. Já no Rio a apuração ocorreu na Praça da Apoteose.
A escola de samba Mancha Verde foi a vencedora do carnaval de São Paulo. Em segundo lugar ficou a Mocidade Alegre e, em terceiro, a Império de Casa Verde. As escolas Colorado do Brás e a Vai-Vai ficaram nas últimas posições e acabaram rebaixadas.
A Mancha Verde, que entrou na passarela por volta de 0h45 do último sábado (23), cantou o samba-enredo Planeta Água. O samba exaltou Iemanjá, orixá das águas salgadas, e destacou a água como um bem essencial à vida em todo o seu ciclo. No abre-alas da Mancha, havia uma fonte em que a água jorrava da boca de alegorias de peixes. Telões exibiam quedas d’água, mesmo recurso utilizado em outro carro.
Esse foi o segundo título da agremiação no Grupo Especial. A escola da Barra Funda, na zona Oeste da capital, que tem sua origem como torcida organizada do Palmeiras, foi vice-campeã no último desfile, em 2020, e campeã em 2019.
A leitura das notas foi acompanhada pelos integrantes das escolas no sambódromo e a disputa foi acirrada. Após a apresentação das notas do sétimo quesito, a Mocidade Alegre assumiu a liderança, mas perdeu a posição em seguida. O resultado só foi definido após a leitura das notas dadas pelo último jurado, no último quesito.
Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), ligada à Prefeitura, 64 mil pessoas assistiram aos desfiles do Grupo Especial, 29 mil na sexta-feira, 22, e 35 mil no sábado, 23.
O desfile das campeãs está marcado para a noite desta sexta-feira (29), com as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial, a campeã e a vice-campeã do Grupo de Acesso 1 e a primeira colocada do Grupo de Acesso 2.
Grande Rio
A Grande Rio é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. É o primeiro título da escola de Duque de Caxias, que já tinha batido na trave em outras quatro oportunidades. Com Paolla Oliveira de pombagira à frente da bateria, a agremiação foi a penúltima escola a desfilar pela Sapucaí com o seu elenco estrelado com o enredo ‘Fala, Majeté! As sete chaves de Exu’. O objetivo da escola foi desmistificar o orixá, visto como algo ruim pelos ocidentais.
A São Clemente, escola que homenageou o humorista Paulo Gustavo, sofreu com os problemas técnicos em seu desfile e acabou rebaixada para a Série Ouro em 2023.
Todas as agremiações foram avaliadas em nove quesitos (fantasias, harmonia, comissão de frente, samba-enredo, bateria, alegorias e adereços, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, e evolução). Ao todo, 45 jurados, cinco para cada quesito, atribuíram notas durante os desfiles de sexta-feira e sábado. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos