Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Sala Fundec recebe Osesp pela 1ª vez

Concerto está previsto para dia 17 de julho, por meio do projeto Osesp Itinerante

24 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Concerto da Osesp na Fundec contará com a participação de cerca de 60 músicos.
Concerto da Osesp na Fundec contará com a participação de cerca de 60 músicos. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Pela primeira vez, a Sala da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) vai receber uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que é considerada uma das mais importantes do país e de reconhecimento internacional, tendo feito turnês pela América Latina, Estados Unidos, Europa, China, entre outros locais. Em Sorocaba, o concerto está marcado para o dia 17 de julho, às 17h, um domingo, na Sala Fundec.

O anúncio foi feito pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), no último dia 20 de abril. A Secult informa que obteve a confirmação, durante vistoria técnica, realizada na data, pela Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), de que Sorocaba receberá um dos concertos do projeto Osesp Itinerante.

O projeto ocorre desde 2008, e por meio dele, a Osesp Itinerante promove concertos, oficinas e cursos de apreciação musical em cidades do interior paulista.

Conforme a Secult, o concerto da Osesp na Sala Fundec contará com a participação de cerca de 60 músicos, executando obras dos compositores Heitor Villa-Lobos, Antonín Dvorák, Robert Schumann, Wolfgang Amadeus Mozart e Gioachino Rossini. Sorocaba será a última cidade visitada por um dos dois grupos musicais que vão integrar a Osesp Itinerante, em temporada programada entre os dias 14 e 17 de julho. As demais cidades contempladas são: Jundiaí, Campinas, Araras, Piracicaba, Ribeirão Preto, Espírito Santo do Pinhal e Lençóis Paulista.

“As negociações começaram há alguns meses e, agora, está concretizada essa vinda da Osesp, a partir da aprovação das instalações da Sala Fundec, que vai receber essa, que é a principal orquestra da América Latina. Gostaram muito da nossa Sala Fundec, elogiando a acústica e as instalações”, destacou o secretário da Secult, Luiz Antonio Zamuner, que acompanhou a vistoria no local feita pelos técnicos e produtores da Osesp.

“Do ponto de vista técnico e de som e luz, a Fundec atende perfeitamente a todos os pré-requisitos para receber a Osesp”, apontou Rodrigo Ferreira, supervisor de montagem da orquestra, durante a vistoria em que fez, ao lado de Edivaldo José, que integra a equipe de som e luz da Osesp.

Outras duas integrantes da equipe da Osesp que veio a Sorocaba são a supervisora da Comunicação, Ana Paula Monteiro, e a produtora artística, Marina Guimarães. Segundo esta última, o próximo passo será definir a logística da apresentação, inclusive do ponto de vista de distribuição de ingressos, como dos demais procedimentos envolvendo a estadia de músicos e de acesso do público ao evento.

O presidente da Fundec, Antonio Carlos Sampaio, demonstrou imensa felicidade ao receber a confirmação de que Sorocaba receberá a Osesp Itinerante. “Será o primeiro concerto da Osesp na Fundec, o que nos orgulha muito e serve de reconhecimento a todo o trabalho de formação e produção musical desenvolvido pela Fundação nesses 30 anos de existência, completados no último dia 14 de abril”, mencionou.

Osesp

A Osesp foi criada em 1954 é um equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo, sob gestão da Fundação Osesp. A lei de criação da Orquestra Sinfônica Estadual é de 13 de setembro do mesmo ano. Desde seu primeiro concerto, em 1954, a Osesp construiu uma trajetória de sucesso se tornando atualmente parte indissociável da cultura paulista e brasileira, promovendo transformações culturais e sociais profundas.

Já a criação da Fundação Osesp ocorreu em 2005 e representou um marco na história da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Com diversas turnês já realizadas no Brasil e em vários países do exterior, a Osesp foi indicada em 2008 pela revista Gramophone como uma das três orquestras emergentes no mundo.

E em 2012 foi tema de destaque em publicações como o jornal ‘The Times’ e a mesma Gramophone. Ainda no mesmo ano, a Osesp também foi apontada pela crítica estrangeira (The Guardian e BBC Radio 3, entre outros) como uma das orquestras de ponta no circuito internacional. Em 2017, a Osesp conquistou prêmios de Melhor Concerto Sinfônico e também de Câmara da Revista Concerto.

Sala São Paulo

Celebrando a sintonia do relacionamento entre a Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Fundec, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba traz hoje (24) sua primeira apresentação na famosa e histórica Sala São Paulo, na capital paulista, já com ingressos esgotados, como parte da programação Matinal Osesp.

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) levará à sala São Paulo, às 11h, a peça “Duda, o maestro do Brasil”, regida pelo maestro Eduardo Pereira. O concerto faz parte da programação especial de 30 anos da Fundec, e já teve pelo menos duas apresentações em abril na Fundec. Todo o repertório é de autoria do músico celebrado e traz às peças temas regionais do estado de Pernambuco. (Da Redação)