Buscar no Cruzeiro

Buscar

A magia dos livros

Leitores estão de volta às bibliotecas de Sorocaba

São mais de 55 mil exemplares para empréstimo. Acervo também conta com gibis e outras obras

17 de Abril de 2022 às 00:22
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
O engenheiro Emerson Cavalcante frequenta a biblioteca desde que era estudante
O engenheiro Emerson Cavalcante frequenta a biblioteca desde que era estudante (Crédito: Virgínia Kleinhappel Valio)

Para os que buscam conhecimento por meio da leitura, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” disponibiliza à população um acervo de 35 mil livros, que incluem materiais em braille, livros infantis e gibiteca.

Na coleção, é possível encontrar obras de grandes autores da literatura nacional e internacional, como Simone de Beauvouir, Jorge Luís Borges, Franz Kafka, Ernest Hemingway, Gabriel García Márquez, Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado, dentre muitos outros.

A estudante Amanda Bernardes, de 19 anos, estava com o livro “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles, em mãos. A leitura é obrigatória para a estudante prestar vestibular. “Não é meu gênero preferido, mas está na lista de livros obrigatórios para a Fuvest. Como vou prestar vestibular, estou lendo o livro”.

Durante a pandemia, a estudante passou a ler livros em formato PDF. Hoje, com os serviços da biblioteca normalizados, ela finalmente pode alugar um livro e levá-lo para casa. Além das leituras obrigatórias para o vestibular, a jovem pretende emprestar livros de seus gêneros favoritos, como romance e drama. Em março deste ano, foram realizados 1.254 empréstimos. Por mês, a biblioteca registra uma média de 60 novos associados. Os livros mais retirados são os de ficção, infantis e gibis.

O engenheiro civil, Emerson Cavalcante, de 24 anos, conta que apesar do costume de ler livros de engenharia, o gibi é sua leitura predileta. “Gosto muito de ler gibis, principalmente da Turma da Mônica. Gosto porque traz uma sensação de nostalgia”, diz. Ele ainda não é associado da biblioteca, mas é um frequentador assíduo.

“Sempre venho aqui com minha esposa. Ficamos um tempo sem vir por conta da pandemia. Costumo ler livros de engenharia também. Quando eu era estudante, costumava pegar o livro e ficar estudando, é muito bom por conta do silêncio. Teve um dia que fiquei a tarde toda”. Para ele, os livros são os melhores meios para se adquirir conhecimento.

Biblioteca Infantil

A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” possui um acervo com cerca de 20 mil livros, que vão além das obras literárias voltadas ao público infantojuvenil. Os exemplares mais procurados para empréstimo são os de ficção infantil, de aventura juvenil, romance para jovens e adultos, além de histórias em quadrinhos. No mês de março deste ano, foram realizados 786 empréstimos.

Todo o acervo pode ser consultado de forma on-line pela população em um link hospedado no site da Biblioteca Municipal de Sorocaba.

O Ponto de Leitura, que funcionava no Terminal Santo Antônio, foi desativado em 2020 pela gestão pública anterior. Todo o acervo foi disponibilizado aos munícipes na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria da Cultura (Secult) avalia a possibilidade de reabrir o espaço.

Incentivo à cultura

A Biblioteca Infantil Municipal promove atividades gratuitas durante o ano inteiro, com oficinas diversas, contação de histórias, exibição de filmes, apresentações artísticas, exposições e bate-papos.

Por sua vez, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” realiza às sextas-feiras contação de histórias, exposições, eventos culturais, palestras, oficinas, cursos, lançamento de livros e o já tradicional Troca-Troca de Livros, que ocorre toda última sexta-feira do mês, com o intuito de atrair público, novos leitores e fomentar o gosto pela leitura.

Como se associar

Para se tornar associado da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, o cidadão deve levar uma foto 3x4, apresentar um documento de identidade com foto e comprovante de residência em nome do titular ou de um parente. No caso de adolescente com menos de 14 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis.

Cada associado pode emprestar até três livros durante o período de 15 dias, com possibilidade de renovação. Por sua vez, a terceira idade e pessoas com deficiência têm um prazo maior e podem ficar com as obras por até 20 dias.

A aposentada Maria Aparecida Ferraz da Silva, de 70 anos, estava na biblioteca para se tornar associada. Ela faz crochê e bordados em tapetes, passadeiras e guardanapos e busca, por meio dos livros sobre o tema, aprender mais e levar esse aprendizado para seus produtos. “Gosto muito de crochê e de bordar. Vou pegar os livros porque assim posso aprender mais”, conta.

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3228.1955.

Para ser associado da Biblioteca Infantil Municipal, os interessados devem ir ao local e apresentar comprovante de endereço atual e o RG. Pessoas com menos de 16 anos devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis. O período de empréstimo de livros é de 10 dias, renovável por mais 10 dias. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é (15) 3231-5723. (Virgínia Kleinhappel Valio)

Galeria

Confira a galeria de fotos