Cultura
Peça teatral conta 'A Vida de Gandhi'
Usina Cultural Facens oferece atividades gratuitas e volta da Feira Selvagem
A Usina Cultural Facens tem programação gratuita para os próximos dias. Amanhã (7), às 19h, será exibida a peça teatral “A Vida de Gandhi”, promovida pelo programa Empresas do Bem, do Instituto Alexandre e Heloisa Beldi (IAHB). Já no sábado (9), o local recebe a 3ª edição da Feira Selvagem.
Montada há mais 20 anos, “A Vida de Gandhi” foi apresentada em diversos países e Estados brasileiros. A peça traz o ator global, João Signorelli, encenando a vida e obra do líder indiano, Mahatma Gandhi. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas e os ingressos podem ser obtidos no site sympla.com.br.
Ao longo do espetáculo de amanhã, o público será provocado a fazer uma sensível reflexão sobre liderança, não violência e princípios ético-filosóficos nas relações humanas, integração e cooperativismo na vida como um todo. A história mostra quando Gandhi anuncia o início de mais um jejum para despertar a consciência dos líderes do Ocidente e do Oriente. O jejum proposto é para que os povos deixem de se alimentar com pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios.
Feira Selvagem
No sábado (9), a Usina Cultural Facens receberá a terceira edição da “Feira Selvagem”, das 10h às 18h. O evento terá exposição e venda de obras de arte e artesanato e shows de bandas autorais e diversas opções gastronômicas. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.
O evento de sábado chega à sua terceira edição após um hiato de dois anos em virtude da pandemia. A “Feira Selvagem”, afirmam os organizadores, foi idealizada para viabilizar o contato dos compradores direto com os artistas, apoiando a cultura e a economia criativa local. “Este é um evento que segue o conceito lixo consciente. Além disso, todas as opções de alimentação são exclusivamente vegetarianas”, destaca o empresário e empreendedor cultural Márcio Bertasso, da Mofo Workspaces, empresa organizadora do evento em conjunto com a MyMobb Móveis e Decoração e o selo criativo Lobotomia.
Esta terceira edição conta com mais de 40 expositores, além de oito brechós e 14 restaurantes e produtores orgânicos. Com previsão de periodicidade trimestral, o evento foi concebido a partir de um manifesto coletivo de seus idealizadores. Eles defendem que modos de vida mais simples podem tornar o planeta mais sustentável, justo e inclusivo. “Adoramos tecnologia e suas maravilhas, Apps para tudo, Instagram e cia, mas queremos mais momentos intensos de encontro, troca e convivência, de estímulo à curiosidade, criação e contato com nosso lado menos sofisticado e Selvagem”, afirmam os organizadores.
Além das opções gastronômicas e exposição e venda de arte e artesanato, que ocuparão um espaço aberto de mais de 3 mil metros quadrados, a programação contará com shows das bandas Eugênio, às 14h, e Crime Caqui, às 16h.
A entrada é gratuita mas a organização pede a doação de 1 quilo de alimento não perecível. É obrigatória a apresentação de certificado de vacinação físico ou digital (2ª dose há pelo menos 14 dias). (Da Redação)