Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Exposição gratuita mostra a história do circo em Sorocaba

Mostra gratuita está na Biblioteca Infantil e fica em cartaz até dia 8

31 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fotos e cartazes são alguns dos itens que mostram a relação da cidade com o circo.
Fotos e cartazes são alguns dos itens que mostram a relação da cidade com o circo. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A exposição “O Circo e a Biblioteca” fica em cartaz até 8 de abril. Realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a mostra conta com imagens, cartazes e objetos que narram a história do Circo em Sorocaba. A exposição está na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” e tem entrada gratuita. O evento faz alusão ao Dia Nacional do Circo, comemorado no último 27 de março.

Como o nome sugere, a exposição também mostra a relação existente entre o Circo e a Biblioteca Infantil. Após a realização da primeira Semana do Circo, em 1996, diversos espetáculos foram apresentados na biblioteca, hoje, documentados no Núcleo da Memória do Circo, que foi criado com o objetivo de preservar essas obras. O Núcleo mantém, além dos materiais expostos, programas e depoimentos sobre a arte circense do município e região, assim como um considerável acervo de livros. Todos são disponibilizados a pesquisadores e interessados sobre o tema e já foram utilizados em teses, documentários e livros.

Pedro Osório como seu personagem Palhaço Nhoc-Nhoc. - DIVULGAÇÃO
Pedro Osório como seu personagem Palhaço Nhoc-Nhoc. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Neste ano, a mostra dá destaque ao trabalho do mágico e artista Augusto Torrine, responsável pela maquete do sorocabano Circo Guaraciaba, dos anos 80. Torrine produziu imagens dos personagens: O Índio Ordep; O Palhaço Nhoc-Nhoc e o Mágico Ordep, todos interpretados pelo artista circense Pedro Osório, proprietário do Circo Ordep, que percorreu Sorocaba durante décadas e também é homenageado na mostra.

A Biblioteca Infantil abriga em seu interior uma tenda de circo, que foi palco de grandes apresentações, entre circo, teatro, danças, palestras, atividades recreativas e exibições de filmes de artistas de Sorocaba, região e da capital. A tenda, que atualmente passa por manutenção, deu grande destaque à Mostra Regional de Artes Circenses e espetáculos promovidos pelas equipes do Circo Guaraciaba, Barracão da Vó, Coletivo C e pelo Sesc Sorocaba, que a utilizavam para apresentações artísticas diversificadas.

Encontros com o Mito

Hoje (31), das 14h às 16h, o projeto “Encontros com o Mito” terá um bate-papo, comandado pelo pesquisador José Rubens Incao, sobre a presença do circo na cidade. Dentre os assuntos a serem abordados, estarão as históricas Feiras de Muares em Sorocaba, que eram realizadas por tropeiros e atraíam grandes espetáculos, além da presença de importantes artistas, como o escritor Júlio Ribeiro e o poeta Fagundes Varela, que casou com a artista circense sorocabana Guilhermina Luande.

As primeiras gravações mecânicas de discos, produzidas a partir de 1902, também serão relembradas durante o encontro, assim como os palhaços cantores brasileiros, que auxiliaram na divulgação da música popular do circo, entre eles, Benjamim de Oliveira, Eduardo das Neves, Carequinha, entre outros artistas.

A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3231-5723. (Da Redação com Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos